Notícias

Horário ampliado de saúde em Olinda favorece usuários que trabalham no período diurno

Mutirão especial inclui avaliação clínica e de enfermagem, vacinação e testes rápidos de HIV e sífilis

Publicado por: Redação da Secom, em: 08/07/19 às 11:41

O programa de horário estendido na rede básica de Saúde de Olinda aportou, neste sábado (06.07), na Unidade de Saúde da Família da Base Rural, em Ouro Preto. A medida acontece mensalmente e busca facilitar a vida do público que trabalha durante o horário comercial e não tem tempo de ir ao médico. O mutirão especial incluiu o acolhimento às crianças, testes rápidos de HIV e sífilis, avaliação clínica e de enfermagem, além de vacinação. O município também promove período ampliado até às 21h, durante a semana, em várias unidades da rede.

Além do atendimento ao público, este plantão diferenciado na Zona Rural do município promoveu palestras, rodas de conversa e a troca de experiências entre os profissionais. “Com esses turnos especiais minimizamos a demanda reprimida e reforçamos a atenção básica como a porta de entrada para o cuidado em saúde”, explicou a secretária executiva de Atenção e Vigilância em Saúde, Zelma Pessôa. Ela lembra que as consultas são destinadas aos usuários já cadastrados da região.

Já no caso de vacinação e outros serviços como aferição de pressão e glicose, o atendimento é oferecido a qualquer pessoa, em caráter espontâneo. A ideia é de tornar o território da saúde também como um espaço de convivência, troca de saberes e dos cuidados com a população. Os moradores marcaram presença na USF, totalizando mais de 60 pacientes reconhecendo a importância da prevenção e coibindo o agravo de doenças.

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: