Notícias

Hospital do Tricentenário agora tem teste da orelhinha

Exame detecta problemas auditivos e é realizado sempre nas segundas, quartas e sextas-feiras

Publicado por: Secom, em: 05/01/12 às 11:51
O teste da orelhinha detecta se a criança possui ou não problema auditivo - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

O teste da orelhinha detecta se a criança possui ou não problema auditivo - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

O hospital do Tricentenário agora está realizando o teste da orelhinha, que é rápido, gratuito e não dói. Em apenas cinco minutos é feita a Triagem Auditiva Neonatal, que detecta se a criança possui ou não problema auditivo.

O exame é feito com um aparelho eletrônico com fone colocado no ouvido do bebê, o que permite verificar se ela ouve normalmente. “Recomenda-se que o teste seja feito no primeiro mês de nascimento, após 48h de vida, mas todos os bebês devem fazer o exame”, diz a fonoaudióloga Karla Palmeira, destacando ainda que quanto mais precoce o diagnóstico, mas cedo o tratamento e o desenvolvimento auditivo da criança.

Caso o ouvido do bebê não responda aos estímulos do exame, a criança é encaminhada para a realização de outros exames no intuito de esclarecer se o problema é temporário ou permanente. A reabilitação inclui aparelho auditivo, terapia fonoaudiológica, e dependendo do caso, até cirurgia.

O teste é realizado sempre nas segundas-feiras (13h), quartas-feiras (10h) e sextas-feiras (13h), no Hospital do Tricentenário, Rua Faria Neves Sobrinho, 232, Bairro Novo,  Olinda.

%d blogueiros gostam disto: