Idosos de Olinda comemoram Dia Nacional com ação cidadã

Cerca de 300 idosos vão participar de evento que irá oferecer emissão de documentos, palestras, exames e dicas de saúde. Será na Praça do Carmo, dia 01 de outubro, das 8h às 16h

Publicado por: Secom, em: 28/09/09 às 12:10
Atividade da Coordenadoria do Idoso

Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Quem costuma aproveitar o melhor da terceira idade não pode deixar de festejar uma data tão especial, como o Dia Nacional do Idoso. Em Olinda. a comemoração acontece na quinta-feira (01), com a Ação Cidadã para Pessoa Idosa promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos (SDSCDH), da prefeitura de Olinda. O evento ocorre na Praça do Carmo, das 08h às 16h.

A perspectiva é de que cerca de 300 idosos participem do evento e usufruam de serviços como a emissão de documentos, inclusive a carteira de livre acesso e informações sobre cursos para terceira idade, palestras sobre tabagismo e álcool, exames audiométricos, que avaliam problemas de audição e visão, medição de glicose, testagem de HIV – Aids, aferição de pressão, distribuição de camisinha e o lançando a caderneta de saúde do idoso.

Psicólogas e assistentes sociais da SDSCDH orientarão sobre os programas, projetos, serviços e benefícios socioassistencias disponibilizados pelo Governo do Município, especialmente os destinados aos idosos. A Procuradoria do município prestará informações sobre a taxa de isenção do IPTU.

A Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude realizará atividades físicas de hora em hora, jogos de damas, dominó e xadrez, além de um aulão de ginástica, vôlei, handball, peteca, bambolê. Equipe médica da Fundação Altino Ventura prestará atendimento oftalmológico.

Na programação, café da manhã para os idosos e apresentação de grupos de percussão, bonecos gigantes e feira de artesanato. Para o encerramento foi preparado um grande baile ao ar livre, com a Banda do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO).

A ação será coordenada pela Secretaria Executiva de Cidadania e Direitos Humanos da SDSCDH, por intermédio da Coordenadoria do Idoso de Olinda, em parceria das secretarias municipais da Saúde, Educação, Cultura, Esportes e da Procuradoria Geral do Município.

A MUDANÇA DO DIA NACIONAL DO IDOSO

Nos últimos 15 anos, o Dia Nacional do Idoso foi comemorado no dia 27 de setembro, sem que existisse um real consenso do que motivou a escolha desse dia. Mas a verdade é que desde a assinatura da Política Nacional do Idoso, em 04 de julho de 1996, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, que lideranças do segmento idoso vinham reivindicando que a comemoração oficial mudasse a data e a fizesse coincidir com o mesmo dia festejado internacionalmente, sob a argumentação de que assim o Brasil poderia se inserir nas comemorações e reivindicações mundiais. Dessa forma a partir da Lei nº 11.433 de 28 de dezembro de 2006 sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou instituído o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1º de Outubro de cada ano, juntamente com os demais países.