Idosos e pessoas com deficiência participam de Festival Esportivo em Olinda

Primeira edição do projeto Olinda, Esportes para Todos propõe reduzir as diferenças entre as pessoas

Publicado por: Secom, em: 26/11/09 às 13:40
Festival esportivo e cultural para pessoa idosa e pessoa com deficiência

Festival esportivo e cultural para pessoa idosa e pessoa com deficiência - Foto: Jonas Merian. Arte: Taís Nascimento.

Com o tema “Olinda, Esportes para Todos”, a prefeitura de Olinda, abre oficialmente às 9h desta sexta-feira (27), no Ginásio de Esportes da Vila Olímpica, em Olinda, o Festival esportivo e cultural para pessoa idosa e pessoa com deficiência. O evento é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos e da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude.

Esta é a primeira edição do projeto e a idéia é reduzir as diferenças entre as pessoas dentro do contexto desportivo divulgando que o esporte é saúde, é o conhecimento do seu limite e a convivência em grupo.

Serão seis dias de atividades esportivas e o município de Olinda receberá atletas nas modalidades: vôlei, handebol, basquete sobre rodas, futebol, natação, atletismo e futsal, além de oficinas de dança, fantoche, dobraduras, domino, apresentações culturais e palestras.

Na solenidade de abertura na sexta-feira, acontece o desfile das 11 delegações de pessoas idosas e logo após o coral vozes do silêncio, com 40 componentes da Escola Estadual Jerônimo de Albuquerque de Rio Doce estarão se apresentando e em seguida a banda marcial da Escola Municipal Coronel José Domingos da Silva de Ouro Preto. Após a apresentação da banda marcial, acontece o desfile das 11 delegações de pessoas com deficiência.

Para acender a pira olímpica e o juramento oficial dos atletas foram convocados dois representantes de cada delegação. Após a solenidade de abertura, começam as competições de hóquei sobre piso, entre Santos Dummont x Funase, do grupo de pessoas com deficiência.

O festival segue até o dia 02 de dezembro com as outras modalidades, pela manhã a partir das 9h e a tarde às 14h, sempre no Ginásio de Esportes da Vila Olímpica. Na quinta-feira (03), às 9h acontece o encerramento do evento no Ginásio de Esportes da Vila Olímpica com a premiação de troféus para todos os participantes dos dois grupos de idosos e pessoas com deficiência.

PROGRAMAÇÃO DO OLINDA, ESPORTES PARA TODOS

01/12/09
TERÇA

Golboll (DV)