Notícias

Inaugurada nova estrutura do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Olinda

O CAPs-AD Antônio Carlos Escobar oferece à população uma atenção humanizada e apoio psicossocial para o tratamento e o abandono do uso de álcool, tabaco e outras drogas

Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 04/12/14 às 17:29

estudo-mural-caps-ad---03-12-2014-(portal)Foi inaugurada hoje (4) a nova estrutura do Centro Psicossocial Álcool de Drogas Antônio Carlos Escobar (CAPs-AD). O Centro agora fica localizado na rua Pereira Simões, 155, Bairro Novo, e oferece à população uma atenção humanizada para todos aqueles que buscam um apoio psicossocial relativo ao tratamento e ao abandono do uso de álcool, tabaco e outras drogas.

Estiveram presentes o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, a deputada federal Luciana Santos (PCdoB), a secretária de Saúde Tereza Miranda, o secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos Humberto de Jesus, o secretário de Comunicação Élcio Guimarães, familiares do psicanalista Antônio Carlos Escobar, além de profissionais da saúde e funcionários do Centro.

Tereza Miranda se mostrou bastante feliz com a requalificação do local. “São cerca de 30 servidores, com médicos, assistentes sociais, enfermeiras, técnicas em enfermagem, técnicos administrativos e em terapia ocupacional. Enfim, são profissionais que chegam a atender uma média de 230 pacientes por mês. Pacientes que possuem as suas dificuldades, mas que têm no CAPs Antônio Carlos Escobar, a sua casa, o seu acolhimento”, disse.

O mesmo sentimento foi compartilhado pelo prefeito da cidade, Renildo Calheiros. “Nós estamos aqui, procurando instalações mais adequadas, para que o CAPs tenha um funcionamento cada vez melhor e à altura das nossas necessidades. Temos também uma equipe técnica muito boa para ajudar no enfrentamento desse, que é um dos problemas graves da sociedade brasileira. Hoje em dia, as drogas chegaram em todos os lugares e encontraram uma variante barata, o crack. Esse é um problema que o mundo todo precisa enfrentar. O que me deixa animado é encontrar pessoas dispostas a travar essa luta, fazendo com que esses programas se efetivem, enfrentando as dificuldades da nossa sociedade e melhorando a vida das pessoas”.

Dentro a filosofia do CAPs, um Conselho de Unidade foi formado, democraticamente, composto por 12 membros de trabalho, que discutem as atividades desenvolvidas na unidade. Outro ponto de importância que fortalece o tratamento do paciente é o atendimento compartilhado com as Unidades de Saúde da Família e demais serviços da rede municipal.

“Isso aqui representa um pouco a síntese daquilo que nós estamos tentando construir nesses últimos dois anos. A requalificação desse Centro reafirma aquilo que temos dito, que, para além das obras de pé de cal, o compromisso da Prefeitura tem sido o de mudar para melhor a vida das pessoas. Porque aqui, estaremos resgatando vidas, devolvendo a dignidade para pessoas que não acreditavam mais na própria dignidade e na própria possibilidade de poder dar uma virada na vida”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda, Humberto de Jesus.

A deputada Federal, Luciana Santos (PCdoB), também comemorou a requalificação do prédio. “Fico feliz por mais esse passo que estamos dando, para equipar a nossa querida cidade de Olinda de serviços e de espaços que possam cada vez mais ampliar o atendimento à população. Esse é um desafio muito nobre e que faz com que a gente colabore contra uma das mazelas mais perversas (drogas) e que ocorre hoje em todo Brasil. Por isso precisamos de estruturas como essas, para ajudar pessoas a encontrar caminhos e novas perspectivas”, afirmou.

Antônio Carlos Escobar – O CAPs-AD de Olinda é uma homenagem ao psicanalista Antônio Carlos Escobar, 60 anos, um dos maiores nomes da área em Pernambuco, e que militava pela causa do tratamento aos viciados em drogas. Escobar foi assassinado em 17 dezembro de 2005.

Veja mais

%d blogueiros gostam disto: