Iniciada limpeza dos canais de Olinda

Ação tem o objetivo de preparar a cidade para a chegada do inverno e vai beneficiar os 26 canais da cidade.

Publicado por: adminolinda, em: 13/01/10 às 11:27
Limpeza dos canais

Limpeza dos canais. Arte: Diego de Luna & Pedro W. Borges

A Prefeitura de Olinda está realizando desde o início de janeiro a limpeza dos canais da cidade. No total, todos os 26 canais do município serão beneficiados com ações de limpeza e capinação.

No momento, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp) está realizando a limpeza com máquina do canal que cruza a PE 15, antes da Cidade Tabajara, e o trabalho manual de capinação do Canal Bultrins/Fragoso. Ainda essa semana as ações serão iniciadas no Canal da Vida, antigo Canal da Malária, no Varadouro.

Os serviços estão sendo realizados por uma equipe de 25 pessoas e serão intensificados após o Carnaval, com objetivo de preparar a cidade para a chegada do inverno. A Sosp realiza também um trabalho de conscientização nas comunidades que ficam nas proximidades dos canais da cidade, alertando a população sobre a importância de não descartar entulhos e lixo doméstico nos canais.

A PMO conta ainda com um serviço de fiscalização que está sendo realizado por uma equipe de 20 pessoas nas áreas consideradas como pontos críticos da cidade. Os fiscais notificam com multas os moradores flagrados depositando lixo nos canais.

Em 2009, a Prefeitura de Olinda realizou a limpeza de 27 km de canais. Alguns deles chegaram a ser beneficiados até duas vezes pelos trabalhos.