Hoje (20) é o último dia para inscrições no Festival MIMO de Cinema e Prêmio MIMO Instrumental

Este ano, o MIMO acontece em ​Olinda do dia 20 a 22 de novembro. O festival acontece na cidade desde 2004.

Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 20/07/15 às 13:49
Este ano, o MIMO acontece em ​Olinda  do dia 20 a 22 de novembro. O Festival, em 2004, teve sua primeira edição em Olinda e já atraiu 880 mil espectadores em 300 concertos. Foto: Beto Figueiroa/MIMO Divulgação

Este ano, o MIMO acontece em ​Olinda do dia 20 a 22 de novembro. O Festival, em 2004, teve sua primeira edição em Olinda e já atraiu 880 mil espectadores em 300 concertos. Foto: Beto Figueiroa/MIMO Divulgação

​O maior festival de música instrumental do país encerra, às 23h59 desta segunda-feira (20 de julho), as inscrições para o Festival MIMO de Cinema e ​para ​o Prêmio MIMO Instrumental. ​As inscrições podem ser realizadas por meio do portal do festival www.mimofestival.com, onde pode ser acessado também o regulamento, e serão válidas mediante envio da ficha de inscrição. Consagrado por trazer para cidades históricas brasileiras grandes nomes da música nacional e internacional, o MIMO também tem conceito em fomentar o gênero através de uma intensa programação.

O Festival MIMO de Cinema, realizado desde a primeira edição, reúne filmes que têm a música como protagonista. As inscrições estão abertas para a Mostra Panorama Brasil, que exibe filmes nacionais de produção recente, inéditos em circuito comercial. Os filmes são projetados nos pátios das i​grejas, em tendas, especialmente montadas, e em salas de cinema, sempre em sessões gratuitas. Evento único neste formato e gênero no país, o Festival M​IMO de Cinema já exibiu uma safra de importantes produções nacionais como “Tropicália”, de Marcelo Machado, ​”​Cauby – começaria tudo outra vez”, de Nelson Hoineff, “Faroeste Caboclo”, dirigido por René Sampaio, “Jards”, com direção de Eryk Rocha e o documentário “Olho Nu”, dirigido por Joel Pizzini e estrelado por Ney Matogrosso, que marcou presença durante o festival de 2013.

​Prêmio MIMO Instrumental – ​Parte integrante do MIMO desde o ano passado, o Prêmio MIMO Instrumental tem o objetivo de descobrir novos talentos da música brasileira. O edital selecionará músicos de 18 a 35 anos de todo o país para integrar a programação oficial. Podem se inscrever solistas ou grupos de instrumentistas formados por até cinco pessoas, com trabalhos autorais ou não, nas categorias de música clássica ou popular. Em 2014, superando as expectativas, foram recebidas 346 inscrições e quatro atrações foram selecionadas para se apresentarem no mesmo palco com grandes nomes da música mundial.

MIMO

Este ano, o MIMO acontece em ​Olinda  do dia 20 a 22 de novembro. O Festival, em 2004, teve sua primeira edição em Olinda e já atraiu 880 mil espectadores em 300 concertos de grandes nomes do cenário cultural nacional e internacional como Buena Vista Social Club, Madredeus, Ibrahim Maalouf, Toninho Horta, Chucho Valdés, Richard Bona, Egberto Gismonti e Richard Galliano.

Chega à 12ª edição como o maior festival de música instrumental do Brasil. Realizado em cidades que preservam bens e valores culturais do país, oferecerá concertos em espaços do patrimônio histórico como igrejas, teatros, museus e praças nas cidades de Paraty, Rio de Janeiro e Olinda. Este ano, o festival também irá contar com atividades em Ouro Preto e Tiradentes, no mês de outubro.

Além das atividades realizadas, o MIMO deixa um legado por onde passa através da substancial Etapa Educativa. Com o objetivo de fortalecer a música instrumental produzida no país, esta fase do festival é composta por aulas, workshops, oficinas e máster classes ministradas pelos artistas convidados para o evento. As atividades também são gratuitas e até 2014 mais de 18 mil alunos já haviam sido beneficiados.​