Notícias

Jovem olindense cria aplicativo inovador sobre a Covid-19

O usuário tem acesso a informações no enfrentamento e na prevenção da Covid-19

Publicado por: Wladimir Paulino, em: 01/06/20 às 12:23

Por Pedro Morais

O aplicativo pernambucano “InfoCovid19” é mais uma ferramenta poderosa na luta do novo coronavírus. O app reúne várias informações a respeito da Covid-19 e já está disponível para download nas plataformas digitais. A ferramenta foi desenvolvida pelo jovem olindense Jeovani Cipriano, que atualmente cursa Jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco e faz estágio na Secretaria Municipal de Saúde.

O usuário do aplicativo tem acesso a informações importantíssimas no enfrentamento e na prevenção da Covid-19. O cidadão também tem a oportunidade de ajudar a combater as fake news e evitá-las. O usuário pode checar se uma notícia é falsa ou verdadeira dentro do próprio App.

A plataforma conta com um sistema de rastreamento das Unidades de Saúde especializadas no tratamento da Covid-19, através do GPS que está incorporado ao App. Os pacientes que foram curados da Covid-19 podem fazer seu relato e encorajar as pessoas de que é possível vencer a doença.

Os sintomas, dicas de prevenção, ombro amigo “espaço de escuta e acolhimento” e doações para pessoas necessitadas estão disponíveis no App.

“Meu maior objetivo com esse aplicativo é ajudar o próximo. Várias pessoas ainda têm dúvidas em relação a Covid-19. E na plataforma os usuários podem tirar essas dúvidas, realizar depoimentos e combater as fakes”, esclarece Jeovani.

Reconhecimento

Na época do Ensino Médio, Jeovani com sua equipe criou um famoso aplicativo contra o Aedes aegypti. A iniciativa foi reconhecida pelos governos municipal, estadual e federal. No mês de janeiro de 2018 o jovem foi convidado para participar de uma audiência no Ministério da Saúde, em Brasília.

O projeto foi levado para fora do Brasil para participar de campeonatos mundiais. O primeiro ocorreu em Assunção, capital do Paraguai, na ocasião o projeto ganhou em primeiro lugar, em uma disputa com 274 projetos da América Latina. Posteriormente, o estudante participou de uma feira mundial de Tecnologia em Cancún, no México, onde mais uma vez saiu ganhador e recebeu passagens e credenciais para participar de um Congresso na Argentina.

Mas não para por aí, recentemente Jeovani Cipriano recebeu um convite do Google para mostrar sua iniciativa na Califórnia, nos EUA.

%d blogueiros gostam disto: