Laboratório Municipal de Olinda faz treinamento sobre exame de sangue

Acolhimento e humanização também foi tema de palestra aos profissionais da rede de saúde

Publicado por: Secom, em: 26/08/19 às 14:37

Texto: Pedro Morais

O Laboratório Municipal de Saúde de Pública de Olinda (LMSPO) realizou na manhã desta segunda-feira (26.8) um seminário sobre qualidade pré-analítica dos exames laboratoriais e acolhimento, humanização e ética no ambiente de trabalho em saúde no atendimento. A capacitação aconteceu no auditório da Faculdade UNINASSAU, Shopping Patteo, Olinda.

O treinamento foi destinado aos profissionais coletores e recepcionistas de amostras biológicas da Atenção Básica e Policlínicas da rede de saúde de Olinda, bem como todos os funcionários do LMSPO. O objetivo do encontro foi sensibilizar os profissionais para aplicação dos conceitos e normas relacionadas ao Programa da Qualidade em Laboratórios Clínicos, conforme as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde, dando ênfase nas atividades relacionadas ao recebimento, acondicionamento, e transporte de amostras biológicas para o laboratório  municipal.

O evento contou com a presença da secretária executiva de Atenção de Vigilância em Saúde, Danyella Kessea, e de Gestão e Planejamento em Saúde, Renata Cabral, que deram as boas vindas aos participantes e fizeram um resumo da atual gestão, sobretudo da importância do evento para o enriquecimento de conhecimentos dos profissionais.

Em seguida, a programação contou com palestra sobre Acolhimento, Humanização e Ética no Ambiente de trabalho em Saúde. Quem proferiu foi o mestre em micologia e doutor em microbiologia, professor da Universidade Federal de Pernambuco, Bruno Severo.

Na pauta seguinte, a gerente do Laboratório, Ana Cruz e a coordenadora técnica científica do LMSP, Ana Salustiano, debateram sobre temática Qualidade pré-analítica dos exames laboratoriais e a importância do cuidado das amostras biológicas.