Notícias

Lavagem das escadarias do Bonfim completa 30 anos

Para comemorar, mais de 50 baianas farão a lavagem simbólica do adro da Igreja da Sé e um cortejo com dois andores completa a festa

Publicado por: adminolinda, em: 08/01/13 às 17:12
A lavagem das escadarias do Bonfim atrai centenas de pessoas às ruas do Sítio Histórico. - Foto: Passarinho/Pref.Olinda

A lavagem das escadarias do Bonfim atrai centenas de pessoas às ruas do Sítio Histórico. – Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Neste domingo (13), acontece um dos eventos mais tradicionais do sincretismo religioso em Olinda. É a lavagem das escadarias da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, no Sítio Histórico da Cidade. Este ano, a festa completa 30 anos de história e, para comemorar, dois andores serão carregados durante o cortejo que tem início no Alto da Sé e segue até o Culto Afro Nossa Senhora do Carmo, em Jardim Brasil.

Todos os anos, a lavagem das escadarias da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim reúne centenas de pessoas nas ruas do Sítio Histórico de Olinda. São pais e filhos de santo, baianas e populares que chegam para conferir a festa, uma representação do sincretismo religioso entre o candomblé e o catolicismo.

Para comemorar os 30 anos de lavagem das escadarias, o evento acontece num palco maior: o Alto da Sé. Mais de 50 baianas com jarros contendo água de cheiro e flores farão a lavagem do adro da Igreja da Sé, numa representação às escadarias da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim. A partir daí, filhos de santo carregam dois andores por ruas do Sítio Histórico.

Saindo do Alto da Sé, o cortejo segue pela Ladeira da Misericórdia, Rua do Bonfim, Quatro Cantos, Amparo, Joaquim Nabuco, cruza a Avenida Pan Nordestina, chega a Jardim Brasil e continua em direção ao até o Culto Afro Nossa Senhora do Carmo. Toda a caminhada será acompanhada por 60 músicos do Afoxé Povo de Ode.

No terreiro, o babalorixá Tata Raminho de Oxossi e Jorge de Bessen, o pai pequeno da casa, iniciam uma série de orações pedindo proteção e bênçãos neste novo ano. A festa de lavagem das escadarias do Bonfim tem início às 16h, deste domingo (13), no Alto da Sé.

HISTÓRIA – A lavagem das escadarias da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim e o toque das águas de Oxalá já fazem parte do calendário cultural de Olinda. O evento é realizado pelo Afoxé Povo de Odé, com o apoio da Secretaria de Patrimônio e Cultura da Cidade, e acontece sempre no primeiro domingo após a Queima da Lapinha que simboliza o fim do Ciclo natalino.

Serviço:

Lavagem das escadarias do Bonfim
Domingo (13), às 16h
Alto da Sé

Veja mais

%d blogueiros gostam disto: