Notícias

Lavagem do Adro da Igreja da Sé pede proteção para o ano de 2015

A concentração será a partir das 16h, na Igreja da Sé. A cerimônia é um exemplo do sincretismo religioso presente na cultura pernambucana

Publicado por: adminolinda, em: 07/01/15 às 13:07
Lavagem do Adro da Igreja da Sé. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Como forma de reverenciar os ancestrais e pedir proteção para o ano que se inicia, o Afoxé Ará Odé, comandado pelo babalorixá Tata Raminho de Oxóssi, realiza neste domingo (11), a lavagem do Adro da Igreja da Sé – Águas de Oxalá. A concentração é a partir das 16h. Esta é a 33ª edição da cerimônia, que conta com o apoio da Prefeitura de Olinda.

No ritual, um grupo formado por 52 baianas fazem a lavagem do adro da igreja (terreno em frente ao templo) com água, perfume e flores. Também são realizadas orações em homenagem a Oxalá, e alguns pombos são soltos para simbolizar o pedido de paz. “Todos os preparativos estão sendo minuciosamente feitos para que temos uma festa muito bonita, tanto visualmente, como espiritualmente, para quem estiver presente”, declarou Silvio Botelho, que faz parte da produção executiva do evento.

Após a lavagem, o Afoxé segue em cortejo até o Culto Afro Nossa Senhora do Carmo, localizado em Jardim Brasil. O percurso é o seguinte: Ladeira da Sé, Rua do Bonfim, Ladeira da Misericórdia, Quatro Cantos, Rua do Amparo, Largo do Amparo, Rua do Guadalupe, Rua José Ramalho, Av. Carmela Dutra e Rua Angelina Guimarães Silva.

A prática é um exemplo do sincretismo religioso presente na cultura pernambucana, pois reúne ao mesmo tempo elementos da religião afro e do catolicismo. “O objetivo das Águas de Oxalá é que a lavagem traga um ano de paz e prosperidade para todos nós. Lavar tudo que foi negativo no ano anterior, para que as energias fluam melhor em 2015”, explica o Pai Jorge de Bessen, do Afoxé Ará Odé.

Lavagem do Adro da Igreja da Sé – Águas de Oxalá

Domingo, 11 de janeiro
Concentração às 16h na Igreja da Sé e saída de cortejo às 17h

Veja mais:

%d blogueiros gostam disto: