Notícias

Leitura é importante aliada durante a fase de isolamento social

Prazer pelos livros gera conhecimento e pode ajudar a combater a ansiedade

Publicado por: Redação da Secom, em: 15/05/20 às 17:31

A pandemia gerada pelo Novo Coronavírus representa uma fase difícil e desafiadora, mas que também deve ser encarada como uma oportunidade para a mudança de hábitos. O isolamento social pode ser uma oportunidade interessante para se dedicar à literatura e, quem sabe, melhorar os hábitos de leitura. Conforme educadores da Rede Municipal de Ensino de Olinda, entre as estratégias desta fase, está a atenção para aquele velho livro, empoeirado e esquecido na estante, pegar um volume emprestado com um amigo ou mesmo aproveitar a internet para acessar conteúdos gratuitos. O importante mesmo é viajar sem sair de casa.

Com grande parte da população confinada, é primordial incentivar as pessoas a lerem obras que despertem a atenção e o carinho. Em tempos em que o noticiário geral se mostra frequentemente tenso, este acesso a conteúdos mais longos e a programação de novas rotinas de leitura se mostram como uma boa opção para o relaxamento do corpo e da mente, além da ampliação do conhecimento. O interesse pelos livros, em qualquer segmento, é visto como um grande alento para superar a fase de turbulência.

“É uma forma produtiva de aproveitar o tempo, além de ser também um momento de aprendizado. Antes, usávamos como desculpa os afazeres diários e falta de tempo, agora podemos utilizá-lo ao nosso favor e de forma bastante prazerosa”, recomenda a educadora Edileuza Gomes, da Escola Municipal Rotary, localizada nos Bultrins. O sentimento é compartilhado por Ana Paula Severo, à frente da Escola Hélio Maia, no Guadalupe. “Os benefícios vão desde o desenvolvimento das habilidades de inferência nos textos ao aprimoramento do vocabulário. É de fundamental importância para minimizar a ociosidade e estimular a criatividade”, reforçou.

Dicas de Leitura
Algumas bibliotecas digitais oferecem obras autorizadas e que constituem o patrimônio cultural brasileiro, sem precisar pesar nada no bolso. São centenas de exemplares para downloads, incluindo livros raros e documentos históricos que valem a pena conhecer:
– Clique aqui e tenha acesso ao acervo do Domínio Público
– Conheça aqui as inúmeras opções da Biblioteca da USP

%d blogueiros gostam disto: