Notícias

Lideranças populares se engajam na prevenção à violência em Olinda

Prefeitura vai implantar Conselhos Comunitários de Segurança

Publicado por: Secom, em: 20/04/18 às 15:59

Este slideshow necessita de JavaScript.

A maior participação popular na segurança de Olinda foi o principal tema debatido nesta sexta-feira (20.04), no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Comandado pelo secretário de Segurança Urbana da cidade, coronel Pereira Neto, o objetivo do encontro foi reunir representantes da Guarda Municipal, polícias Militar e Civil, juntamente com lideranças populares para implantação dos Conselhos Comunitários de Segurança. “O Conselho será bastante importante para agirmos em conjunto. A partir de informações sobre criminalidade repassadas dessas lideranças que sabem a realidade da sua localidade e do bairro, vamos redirecionar os dados para as polícias. É uma parceria entre sociedade civil e poder público”, ressaltou.

Depois de criado, representantes dos conselhos vão se reunir periodicamente para que sejam repassadas informações, entre elas, pontos de tráfico de drogas e alguma prática irregular. A ideia é que ações como essas possam reduzir a criminalidade da cidade e consequentemente do Estado.

Os setores de inteligência da PM já têm catalogados os bairros de maior vulnerabilidade de Olinda. “É importante lembrar que o trabalho é feito com base na prevenção e repressão. Nós também vamos atuar dentro das escolas com cursos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)”, destacou o subcomandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, Major Maxwell Behar.

“Se for concretizado nas comunidades, nós que sabemos o dia a dia de onde moramos, vai beneficiar, será importante sermos ouvidos”, disse uma das lideranças comunitárias.

Para Pereira Neto é relevante interferir na violência com a ajuda da população. “Será um reforço essencial e o professor Lupércio sabe bem dessa responsabilidade”, destacou.

Participaram também do evento presidentes de associações, líderes comunitários, o secretário executivo de Segurança Cidadã, Jailson Silva; o secretário municipal de Saúde, Eud Jonhson Cordeiro; o capitão Luiz Fernando. Representando a Companhia Independente de Apoio ao Turista, Sargento Lourival; o comandante do 1º Batalhão, Tenente Coronel Cabral; o Comandante do Grupamento de Bombeiros de Olinda, Tenente Coronel Valdir; o delegado da Seccional de Olinda, Gilmar Rodrigues; o delegado de Homicídios, Ricardo Silveira. Além do diretor Jurídico da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Olinda, Harlam Duarte; a superintendente do Programa Governo Presente, representando o Estado, Greice Novaes.

%d blogueiros gostam disto: