Notícias

Mais um Festival Itinerante de Xadrez é realizado em Olinda

O evento está acontecendo, nas escolas, até o final do ano. Uma média de 4.200 estudantes participam do projeto

Publicado por: Secom, em: 26/05/15 às 17:48
Festival Itinerante de Xadrez. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

A Prefeitura de Olinda está promovendo, por intermédio da Secretaria de Educação, o Festival Itinerante de Xadrez nas escolas do município. O projeto tem a proposta de continuar estimulando a prática do esporte, que entre os benefícios facilita a concentração e a velocidade de raciocínio, através de uma abordagem interdisciplinar divertida. Cerca de 4.200 estudantes estarão participando do evento, até o final do ano.

Cada escola recebe o evento por dois dias. Três etapas compõem o Festival: uma exposição sobre a história e a composição do jogo com tabuleiros para jogar e em formato ampliado para funções didáticas, mapas com explicação de contexto histórico do jogo e jogos temáticos como, por exemplo, o exército grego contra o egípcio e uma cópia de resina das peças de Isla de Lewis, que é um jogo celta de mil anos atrás; uma oficina de confecção do jogo; e formação com os professores para a continuidade da prática do esporte na unidade escolar. No final deste mês, as escolas, também, receberão coleções de livros infantis sobre Xadrez.

“O Xadrez é trabalhado, em Olinda, como uma ferramenta pedagógica através da abordagem interdisciplinar. Através do Festival Itinerante, os estudantes aprendem o contexto geográfico, histórico, matemático e artístico do jogo. Isso tem surtido grandes efeitos na autoestima dos alunos e na velocidade de raciocínio e concentração. São fatores que, indubitavelmente, estão sendo levados para as outras disciplinas”, diz o secretário de Educação em exercício, André Cândido.

O professor Pedro Botelho está à frente das palestras e orientações do Festival. Ele explica como tem sido a experiência. “O Xadrez ensina a tomar decisões, este é o principal ponto que vejo nele. É o que devemos fazer na vida, ter responsabilidade sobre nossas escolhas. Mostrar isso às crianças faz a diferença. Pra mim, o Xadrez é um meio. O objetivo é o aluno”, diz ele.

Xadrez em Olinda – O esporte é trabalhado, no município, desde 2010. Durante este tempo, mais de 7 mil estudantes que aprenderam o esporte. O interesse tem, também, se multiplicado com participação cada vez maior dos estudantes. Além disso, muitos alunos estão multiplicando essa prática ensinando xadrez para seus familiares, em casa.

%d blogueiros gostam disto: