Notícias

Manejo das árvores de Olinda gera proteção para a população

No período chuvoso o trabalho é intensificado

Publicado por: Redação da Secom, em: 17/06/20 às 8:20

Este slideshow necessita de JavaScript.

Olinda é uma cidade marcada por suas belas paisagens. Muitas delas compostas pelas árvores. Porém, durante o período de chuva a vegetação necessita de uma atenção especial. Por isso, a Prefeitura faz um trabalho constante de poda e controle da vegetação, mantendo assim os espaços com segurança. No período chuvoso, esta execução é intensificada, com o enfoque nas áreas de morro e pontos de risco.

Quando feita a poda, o tamanho, apresentação e formato das árvores são controlados de acordo com o tipo. É necessário que o serviço seja executado por uma equipe qualificada. Os profissionais da Secretaria Executiva de Defesa Civil de Olinda e Paisagismo da cidade realizam os procedimentos em todos os bairros do município, sem gerar nenhum custo para os moradores, bastando apenas o acionamento. Mas, quando a vegetação oferece risco, é necessária a erradicação, evitando deslizamentos e movimentações do solo, além de conflitos com a rede de energia elétrica.

É preciso estar alerta para as plantas que estão nas encostas. A bananeira é um exemplo. Ela é o alvo principal que deve ser eliminado dessas áreas, pois, as raízes são pequenas e não se fixam no solo. Dentre as árvores que não podem ser plantadas em morros e encostas, já que acumulam água no solo, estão: mamão, jambo, coco, fruta-pão, jaca, dentre outras árvores de grande porte. As equipes da Prefeitura de Olinda também observam o cenário de acordo com a necessidade, verificando quando se faz necessária a supressão ou apenas o controle das copas, por exemplo.

É importante lembrar que a poda excessiva ou drástica de arborização pública ou de árvores em propriedade de particular, que afete significativamente o desenvolvimento natural é vetada pela legislação, podendo configurar crime ambiental.

 

Veja como acionar os profissionais:

Defesa Civil de Olinda: 0800.281.2112

Secretaria de Serviços Públicos: 3305.1065

Corpo de Bombeiros: 193

%d blogueiros gostam disto: