Manicures participam de oficina de prevenção das Hepatites Virais e DST/AIDS

As manicures tiveram palestras sobre prevenção e a importância da vacinação contra a Hepatite B e Antitetânica, além da distribuição de material educativo

Publicado por: adminolinda, em: 30/05/12 às 14:55
A importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e da esterilização de kits foram passados para as manicures - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Na manhã de segunda-feira (28), a Secretaria de Saúde de Olinda realizou uma oficina sobre a prevenção de Hepatites Virais e DST/AIDS. O encontro, promovido pela Coordenação de DST/AIDS, aconteceu no auditório da Policlínica Barros Barreto e foi direcionado às manicures do município.

Durante a oficina, as profissionais tiveram aulas sobre história da manicure, ministrada pela técnica da Coordenação de DST/AIDS, Fátima Vieira. Também receberam orientação para a prevenção das DST/AIDS com a representante da Coordenação de Saúde da Mulher, Moara Araújo, e com a técnica do DST/AIDS, Socorro Malafaia; de prevenção e importância da vacinação das Hepatites B e Antitetânica com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Olinda, Maria das Nuvens; bem como de Biosegurança com a biomédica do Laboratório Municipal, Ana Salustiano.

A ação contou com a presença da secretária executiva de Saúde de Olinda, Cristina Menezes, que falou da importância de conscientizar à população em relação às hepatites. “A doença é silenciosa. Pessoas, aparentemente saudáveis, são portadoras assintomática e não sabem. Daí a importância de realizar exames”, disse a secretária executiva, destacando ainda a importância da esterilização dos kits de manicures.

A oficina de prevenção ao vírus é fruto da parceria da Secretaria de Saúde de Olinda e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos com as coordenações do PNI, DST/AIDS, Coordenadoria da Saúde da Mulher, Laboratório Municipal e Distrito Sanitário I e II.