Mapa integra informações sobre obras da Prefeitura de Olinda

Solução usa os serviços Google Maps e Flickr para mostrar imagens e descrições das ações de melhoria para o município

Publicado por: Secom, em: 22/11/10 às 8:15
Mapa das ações da Prefeitura de Olinda. Imagem: Google Imagens

Imagem: Google Imagens

Numa ação de transparência e bom uso das ferramentas web, a Secretaria de Comunicação de Olinda disponibilizou no portal da prefeitura um mapa da cidade com marcações dos locais atendidos por obras da atual gestão, com descrição e fotos das ações realizadas. Esta solução, criada pelo Núcleo de Comunicação Digital da SECOM, usa uma integração entre o serviço de mapas Google Maps e o site de imagens Flickr, no qual a Prefeitura de Olinda mantém um perfil oficial com milhares de imagens do município compartilhadas através de licença Creative Commons.

As Obras de Urbanização Integrada têm sido realizadas em vários bairros do município, em áreas consideradas de risco ou que necessitem de maiores cuidados. É o caso do bairro de Caixa d’Água, que recebeu uma verba de R$ 57 milhões através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, dinheiro este que está sendo investido em obras de esgotamento sanitário, contenção de encostas, pavimentação e drenagem.

A comunidade do Córrego do Abacaxi também está se beneficiando de R$ 57 milhões recebidos do PAC numa parceria entre a Prefeitura de Olinda, Governo Federal e Governo do Estado de Pernambuco. As ações na localidade incluem a implantação de redes de drenagem, esgotamento sanitário e abastecimento de água, além de serviços de pavimentação de ruas, contenção de encostas e construção de escadarias.

Jardim Brasil e São Benedito também se beneficiam com os recursos conseguidos através do Plano de Aceleração. Em Jardim Brasil, além da construção de canaletas e da instalação da rede de saneamento, a verba (R$ 70 milhões) também é usada para revestir o Canal da Malária. Já em São Benedito, as melhorias incluem mais de 16 mil metros de redes de esgotamento sanitário, 9 mil metros de rede de abastecimento de água e 44 mil metros quadrados de ruas pavimentados, num investimento de R$ 27 milhões.

Os olindenses também receberam a revitalização do Estádio Municipal Eugênio de Araújo, popularmente conhecido como Olindão. Localizado no bairro de Jardim Brasil e reinaugurado em junho de 2010, o espaço agora tem capacidade para quatro mil pessoas e já sediou jogos da segunda divisão do Campeonato Pernambucano de Futebol. O estádio é fruto de um investimento pesado da Prefeitura Municipal de Olinda, que recuperou o espaço com o objetivo de fazer da cidade um novo pólo esportivo de Pernambuco.

O Olindão passou a contar com arquibancada para quatro mil pessoas, nova irrigação, vestiários ampliados, bilheteria, sala para juízes, nova lanchonete e também novos acessos para visitantes, jogadores e pessoas da casa. O estádio tem 8800 m² de gramado, 800 m² de alambrado, 400 m de canaletas, 54 unidades de refletores e seis postes de iluminação. A obra custou aproximadamente R$ 1 milhão.

Mapa das ações da Prefeitura – http://www.olinda.pe.gov.br/programas-e-acoes/