Mapeamento das comunidades de terreiros é lançando em Olinda

Iniciativa vai permitir que sejam criadas políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dessas comunidades

Publicado por: adminolinda, em: 28/05/10 às 16:59

Lançamento do Mapeamento aconteceu na Câmara dos Vereadores de Olinda - Foto: Ádria de Souza/Pref.Olinda

Aconteceu, na manhã desta sexta-feira (28), na Câmara dos Vereadores de Olinda, o lançamento do projeto Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Terreiros. A iniciativa vai promover políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, igualdade racial e melhoria na qualidade de vida das comunidades de terreiro.

A solenidade de lançamento contou com a presença da secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, Conceição Costa; do secretário executivo de Cidadania e Direitos Humanos, Gilson Barbosa; do coordenador da Coordenadoria de Negros e Negras de Olinda, Adeíldo Araújo; do vereador Jorge Prestanista; do deputado estadual Luciano Moura, Rafael Barros; da ONG Filmes de Quintal; além dos representantes de terreiros, Mãe Jane, Pai Ivo, Pai Cleiton.

Durante o lançamento do mapeamento, estiveram reunidos na Casa Bernardo Vieira de Melo cerca de 100 pessoas, entre religiosos, representantes políticos e sociedade civil. Para o secretário executivo de Cidadania e Direitos Humanos, Gilson Barbosa, “este mapeamento é uma reivindicação histórica, que visa combater o racismo entre a sociedade”. “Com ele teremos a possibilidades de tornar visível a presença dessas comunidades no município. Com o intuito de fornecer resultados para orientação das ações que deverão ser implementadas”, defendeu o secretário.

Um dos pontos altos da solenidade foi o canto para Exu etoado pelos presentes na perspectiva de que essa ação possa reconhecer e validar a cultura que consolidou a sua identidade.

MAPEAMENTO

O Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Olinda é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República e UNESCO.

A partir do dia 1º de junho, pesquisadores da Associação Filme de Quintal estarão nos municípios de Olinda, Camaragibe e Jaboatão realizando pesquisas por meio de um questionário padrão que levantará questões socioeconômicas e cultural nos terreiros.

Com o mapeamento, o ministério pretende construir ações estruturadas entre os governos federal, estadual e municipal para que os mesmo reconheçam, respeitem e promovam a cidadania para as comunidades de terreiro do Brasil.