Máquina usada para despejar entulho na Lagoa de Santa Tereza é apreendida

Ação é parte da fiscalização para erradicar pontos críticos de lixo na cidade. 720 toneladas de entulhos foram encontradas no local. Dono do trator será multado e pode ser enquadrado na Lei de Crimes Ambientais

Publicado por: adminolinda, em: 02/02/15 às 18:23
Fotos: Secretaria de Serviços Públicos

Agentes da Secretaria de Segurança Urbana de Olinda prenderam, com a Guarda Municipal, na manhã deste domingo (01), um tratorista que despejava entulhos na Lagoa de Santa Tereza. Na continuação da operação, houve o apoio da Secretaria de Serviços Públicos e Secretaria de Planejamento e Controle Urbano do município. A ação aconteceu a partir da denúncia de um morador. O proprietário da máquina será multado em R$ 36 mil pelo descarte irregular de lixo.

Segundo a denúncia, durante a madrugada do sábado (31/01) para o domingo (01/02), caminhões despejaram metralha as margens da Lagoa de Santa Tereza, no bairro de Santa Tereza, em Olinda. No começo da manhã, quando os agentes foram ao local checar a reclamação, um trator estava empurrando os entulhos para dentro da lagoa.

“Nós temos monitorado diversos pontos críticos de lixo em Olinda. São áreas em que nós fazemos a limpeza com o recolhimento dos entulhos, e algumas pessoas voltam a depositar dejetos na área. O objetivo do monitoramento é identificar quem são essas pessoas, para aplicar as punições previstas em Lei”, comenta o secretário de Serviços Públicos, Manoel Sátiro.

A Lei a que o secretário se refere é a Lei de Descarte de Resíduos Sólidos de Olinda que prevê multa para quem for pego descartando lixo de forma irregular nas ruas da cidade. Por conta da quantidade de entulho encontrada as margens da Lagoa, cerca de 720 toneladas no momento do flagrante, o responsável pela ação será multado em R$ 36 mil e poderá ser enquadrado na Lei de Crimes Ambientais.

O tratorista foi detido para prestar esclarecimentos e o trator apreendido e levado para a Secretaria de Planejamento e Controle Urbano de Olinda. Na delegacia de plantão foi lavrado um TCO contra o proprietário da máquina. De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Olinda, Américo Machado, a participação da população tem sido fundamental para aplicação da lei.

“Temos transitado pelos bairros, conscientizando os moradores da importância da denúncia. Só assim, vamos acabar com esta prática e teremos uma cidade mais limpa com a participação de todos”, afirma o comandante Américo.

Nesta quinta-feira (03), às 11h30, os secretários de Serviços Públicos, Planejamento e Controle Urbano, Meio Ambiente e Segurança Urbana devem comparecer à Delegacia de Casa Caiada para cobrar do delegado responsável os encaminhamentos legais do caso.

DENUNCIE

Secretaria de Serviços Públicos – (81) 3429.0866