Notícias

Maracambuco recebe homenagem do Ministério da Cultura

O grupo foi o único representante de Olinda a receber a medalha da Ordem do Mérito Cultural este ano; cerimônia de entrega será no dia 05 de novembro, em São Paulo

Publicado por: Secom, em: 30/10/13 às 13:01
O maracatu olindense recebe prêmio do Ministério da Cultura. Foto: Divulgação

O maracatu olindense recebe prêmio do Ministério da Cultura. Foto: Divulgação

Orgulho para os moradores da Cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, o Maracatu Nação Maracambuco, em meio às comemorações de seus 20 anos de trabalho e contribuição para a cultura pernambucana, foi o único representante de Olinda a receber a medalha da 19ª edição da Ordem do Mérito Cultural, concedida pelo Ministério da Cultura. A Cerimônia de entrega acontece no próximo dia 05 de novembro, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, e contará com presença da presidenta Dilma Rousseff e da ministra da Cultura, Marta Suplicy.

O Maracambuco foi selecionado entre 257 outras propostas indicadas para receber a comenda e ficou entre os 37 premiados deste ano. Entre eles estão o escritor radicado no Recife, Ronaldo Correia de Brito, o músico recifense Naná Vasconcelos e o cantor e compositor Ivan Lins. Fazem parte do seleto grupo de homenageados pelo Ministério da Cultura, em outras edições da Ordem, nomes como Ariano Suassuna, Celso Furtado, Lúcio Costa, Zuzu Angel, Vinícius de Moraes, Nelson Rodrigues, Clarice Lispector, entre outras personalidades.

A homenagem foi instituída pela Lei nº 8.313, de 1991, e regulamentada pelo Decreto nº 1.711, de 1995 e é realizada anualmente desde 1995 em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, celebrado no dia 05 de novembro. Considerada a maior comenda nacional da área da cultura, a Ordem do Mérito Nacional homenageia cidadãos, grupos artísticos, iniciativas ou instituições como reconhecimento de suas contribuições à cultura brasileira.

Veja mais

%d blogueiros gostam disto: