Notícias

Mata do Passarinho será recuperada

O projeto é fruto de uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado

Publicado por: Secretaria de Comunicação de Olinda, em: 04/04/11 às 12:25
Foto: Jônatas Lima/Prefeitura de Olinda

Foto: Jônatas Lima/Prefeitura de Olinda

A Prefeitura Municipal de Olinda realiza, na manhã desta terça-feira (05), às 10h, assinatura da ordem de serviço para início da recuperação da reserva ecológica Mata do Passarinho. O projeto é fruto de uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado. Na ocasião, vão estar presentes o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Sérgio Xavier, e o secretário de Orçamento Participativo do município, Júnior Leite.

Serão investidos recursos de aproximadamente R$ 300 mil, direcionados para a complementação da cerca no limite da reserva, implantação do sistema de drenagem, compra de esquadrias, reservatórios de água inferior e superior, instalações de novas redes elétricas e hidráulicas, pintura, compra de equipamentos multimídia e implantação de projeto de educação ambiental.

O projeto prevê extinção do processo erosivo na encosta do morro que há no local, maior proteção contra o acesso irregular de estranhos à reserva, maior conforto aos visitantes face às condições de infraestrutura, interlocução com a comunidade do entorno para preservação e conservação do espaço, implementação de práticas de educação ambiental e pesquisas científicas.

A reserva ecológica possui 14 hectares de Mata Atlântica. Encontra-se localizada no bairro do Passarinho, próximo ao Alto da Bondade, Caixa D´Água, Águas Compridas e córregos dos Carneiros e do Abacaxi. Espécies como Jacarandá, Pau Sangue, Oiti, Sucupira e Visgueiro compõem a flora local. A Mata do Passarinho é considerada como área de preservação ambiental desde 1998.

%d blogueiros gostam disto: