Notícias

Maternidade do Hospital do Tricentenário faz 270 partos em 15 dias

No período entre 02 e 17 de janeiro, a equipe realizou 183 partos normais e 87 cesáreos

Publicado por: adminolinda, em: 25/01/12 às 11:28
Maternidade do Hospital do Tricentenário está à serviço da população olindense - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Maternidade do Hospital do Tricentenário está à serviço da população olindense - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Prestes a completar em outubro 57 anos de fundação, a maternidade do Hospital do Tricentenário comemora e contabiliza a realização de 270 partos em 15 dias (2 a 16/01), sendo 187 normais e 83 cesáreos. A unidade materno-infantil, vinculada à Central de Partos e atendendo 100% do Sistema Único de Saúde (SUS) em caráter de risco habitual, recebe gestantes de diversos municípios do Estado.

Esse resultado expressivo se dá graças ao esforço e a sensibilidade do prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, e da secretária da Saúde, Tereza Miranda, que através da contratualização oxigenaram a Maternidade para garantir em todos os plantões (24h) uma equipe médica completa em benefício da população gestante de Olinda.

A iniciativa proporcionou que cada plantão da maternidade ficasse composto por uma equipe formada por dois obstetras, um neonatologista, um anestesista, uma enfermeira habilitada em obstetrícia e quatro técnicos de enfermagem.

A unidade filantrópica e de qualificação organização social, também conta com recursos financeiros oriundos do Tesouro do Estado, entidades conveniadas e colaboradores.

Segundo a chefe da enfermagem, a enfermeira Kátia Luna, atualmente a maternidade conta com 42 leitos distribuídos em 18 enfermarias, sendo três de caráter diferenciados destinados para gestantes adolescentes. Também existem quatro incubadoras, essas para observação de recém-nascidos (RNs) que necessitem de cuidados especiais.

O diretor do Tricentenário, Dr. Gil Brasileiro, destaca ainda que em fevereiro uma das novidades será a implantação, dentro da unidade de saúde, de um setor vinculado ao Cartório de Registro Civil, que vai emitir Certidão de Nascimento aos RNs. “Os profissionais já foram capacitados e a criança terá alta com a Certidão de Nascimento em mãos”, destacou animado o diretor.

Equipe médica atende gestante na triagem - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Equipe médica atende gestante na triagem - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Dentro dos serviços oferecidos pela unidade, logo após o parto mãe e filho recebem cuidados clínicos específicos como aplicação do colírio Credê (nitrato de prata), que previne infecção nos olhos e genitálias da criança, principalmente do sexo feminino; coleta de sangue do cordão umbilical, que identifica a classificação sanguínea do RN, doenças como sífilis e outras infecções.

A maternidade também disponibiliza teste do pezinho, que diagnostica doenças com Anemia Falciforme, problemas hormonais e má formação; bem como Teste do Olhinho (desvio e alteração do nível ocular) e orelhinha (problemas auditivos), que em pouco minutos já se sabe o resultado.

Ao ter alta hospitalar, a criança também recebe a caderneta de vacinação recomendada pelo Ministério da Saúde, sendo imunizada com vacinas preconizadas pelo Ministério, sobretudo contra Tuberculose (BCG) e Hepatite B; enquanto a mãe, recebe a Vitamina A.

%d blogueiros gostam disto: