Ministério do Desenvolvimento Social lança em Olinda mapeamento das comunidades de terreiros

Proposta do projeto é apresentar dados para a promoção de políticas públicas na melhoria da qualidade de vida das comunidades tradicionais de terreiro

Publicado por: Secom, em: 25/05/10 às 14:25
Um dos terreiros tradicionais de Olinda é o de Xambá, onde também funciona o Museu Severina Paraíso da Silva – Mãe Biu, primeiro de Pernambuco dedicado à história e às tradições de uma casa de culto afro-brasileiro – Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, a Prefeitura de Olinda, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, realiza nesta sexta-feira (28), às 9h, na Câmara dos Vereadores de Olinda, o lançamento do projeto Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Olinda.

Quatro capitais e regiões metropolitanas dos estados de Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e Pernambuco receberão o mapeamento, que deverá ser concluído no prazo de sete meses. A escolha das quatro capitais e suas áreas metropolitanas se justifica porque nessas regiões se concentra o maior número de casas e terreiros. O objetivo do projeto é promover as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, igualdade racial nas comunidades e melhoria na qualidade de vida das comunidades de terreiro.

O projeto é executado por uma equipe de pesquisadores da Associação Filme de Quintal que ficará responsável pela pesquisa socioeconômica e cultural dos povos e comunidades dos terreiros de Olinda.

Com o mapeamento, o ministério pretende construir ações estruturadas entre os governos federal, estadual e municipal para que os mesmo reconheçam, respeitem e promovam a cidadania para as comunidades de terreiro do Brasil.

Lançamento do Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Terreiro em Olinda
Data: 28 de maio (sexta-feira)
Local: Câmara dos Vereadores de Olinda