Notícias

Médica de Olinda alerta sobre a relação do diabetes e o Novo Coronavírus

Pessoas com a doença, que mexe com a taxa de glicose, estão no grupo de risco para a Covid-19

Publicado por: Marcos Oliveira, em: 08/05/20 às 12:20

Pessoas com diabetes fazem parte do grupo de risco da Covid-19, o novo coronavírus. Por isso, a Secretaria de Saúde de Olinda alerta para alguns cuidados que precisam ser redobrados neste momento de pandemia. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, representando 6,9% da população nacional.

Nos indivíduos que têm diabetes, a baixa imunidade está relacionada à elevação do açúcar no sangue, então é fundamental o controle da glicemia. Esse acompanhamento das taxas precisa ser regular. Assim como tomar regularmente a medicação e manter alimentação balanceada. Com orientação, fazer exercícios físicos deve fazer parte da rotina, mesmo dentro de casa.

São recomendações que já são dadas regularmente, mas que não podem ser descuidadas, como explica a médica da Rede Municipal de Saúde de Olinda, Patrícia Mesquita.

“Os sintomas da Covid-19 são iguais para pessoas com diabetes ou não e incluem tosse seca, cansaço e febre. O risco maior aqui é para pessoas acima do peso, doenças concomitantes e, assim como na população em geral, os idosos”, explicou.

Os demais cuidados são aqueles que todos devem seguir, como permanecer dentro de casa o máximo de tempo possível, higienizar constantemente as mãos com álcool em gel 70% ou com água e sabão. Se sair, usar máscara e não fazer aglomeração.

Diante de um quadro mais preocupante para quem não se cuidar, a SBD  pontua que o risco de complicações na pessoa com diabetes bem controlado é menor, tanto para diabetes tipo 1 quanto para tipo 2.

%d blogueiros gostam disto: