Notícias

Médicos do Programa de Valorização da Atenção Básica chegam a Olinda

Profissionais que chegam para atuar em Unidades de Saúde da Família de Olinda, participaram de reunião com a secretária Tereza Miranda, ontem (6)

Publicado por: Secom, em: 07/03/14 às 14:44
Médicos foram recepcionados pela secretária Tereza Miranda - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda.

Médicos foram recepcionados pela secretária Tereza Miranda – Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

A secretária de Saúde de Olinda, Tereza Miranda, recebeu na manhã de última quinta-feira (6) seis médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) e um do programa Mais Médicos. O encontro, que também contou com as presenças das diretoras da Atenção Básica de Saúde, Viviane Rodrigues, e de Gestão do Trabalho, Mesullan Torres, aconteceu na sala de reuniões da Secretaria, rua do Sol, 311, Carmo.

A reunião foi pautada por apresentar aos profissionais o modelo de saúde desenvolvido no município e, sobretudo, para informar aos profissionais os locais de lotação (Jardim Brasil II, Azeitona II, Cidade Tabajara, Bonsucesso, Ouro Preto e Passarinho).

A secretária Tereza Miranda deu as boas-vindas aos médicos e destacou a importância da chegada dos novos profissionais na rede. “Esse momento é muito importante para todos da gestão e também como experiência para os médicos na vida profissional, e como pessoas. Sejam todos bem vindos”, disse.

Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab)

O programa tem o objetivo de estimular e valorizar o profissional de saúde, que atua em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família e levá-los para localidades com maior carência para este serviço.

O Provab prevê atuação destes profissionais por 12 meses, supervisionados por uma instituição de ensino, sendo obrigatória a participação em curso de especialização em Atenção Básica. Semanalmente o profissional terá 32 horas de atividades práticas nas Unidades Básicas de Saúde e 8 horas no curso de especialização.

O curso de especialização é ministrado por 12 das 16 instituições que compõem a  Rede da Universidade Aberta do SUS, que apóia a promoção da formação e qualificação à distância gratuitamente.

%d blogueiros gostam disto: