Notícias

Mercadinho irregular é interditado pela Vigilância Sanitária em Peixinhos

Na última quinta-feira (11), cerca de 400kg de mercadorias foram apreendidas em estabelecimento de Peixinhos

Publicado por: Secom, em: 15/12/14 às 18:13

estudo-portal-vigilancia-sanitaria---15-12-2014Em Olinda, a Vigilância Sanitária faz um trabalho de fiscalização permanente, multando e interditando – se preciso for – estabelecimentos que não cumprem com as normas de higiene necessárias. Na última quinta-feira (11), uma equipe de técnicos  interditou o estabelecimento RM Frios, localizado na Travessa 1º de Janeiro, nº 5567, Peixinhos, ao lado do mercado público. A inspeção se deu através de denúncia, que o comércio estava negociando produtos com prazo de validade vencida. O fato foi constatado pela equipe, verificando que o estabelecimento estava sem as mínimas condições de higiene satisfatórias, com comercialização de produtos (queijos, embutidos, frios, bacon) vencidos e sem identificação, presença de vetores, além disso o funcionava sem licença sanitária. No total foram apreendidos 400kg de produtos.

Em 2014, a Vigilância Sanitária de Olinda realizou 9.113 inspeções, atendeu 208 denúncias, apreendeu 5,390 toneladas de alimentos inutilizados, impróprios para o consumo,e  interdições; como uma Instituição de Longa permanência para idosos, duas escolas, um salão de beleza, uma clínica médica, uma drogaria, 15 estabelecimentos de alimentação – supermercados, padarias, bares e restaurantes, casa de frios – e diversas apreensões de medicamentos comercializados em desacordo com a legislação sanitária vigente.

Além das ações repressivas, a Vigilância Sanitária efetua diversas atividades educativas, tais como: ações de educação com o setor regulado da área de alimentos, setor de panificação, categorização dos serviços de alimentação, participação do Projeto Orla, ações na Fliporto, Mimo e em eventos ocorridos no Chevrolet Hall e Centro de Convenções, tais como: Olinda Beer, São João da Capitá, Fenearte, entre outros, além de projetos voltados para as tapioqueiras, localizadas no Alto da Sé.

Também foram realizadas ações educativas na área de medicamentos. No dia 26 de novembro, ocorreu um encontro com farmacêuticos e farmacistas atuantes no município de Olinda no auditório da Secretaria de Educação em parceira com o Conselho de Farmácia de PE, Sindicato do comércio varejista de medicamentos de PE e Câmara de Vereadores para apresentação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para drogarias assinado em Agosto/2014 com o órgãos do setor e o Ministério Público Federal.

Pular para o conteúdo