Notícias

Meta da Saúde de Olinda é vacinar cerca de 100 mil pessoas contra a gripe

O município montou estrutura com quase 50 pontos de vacinação

Publicado por: Secom, em: 24/04/18 às 17:17

Por Júlio César Gomes

O Programa de Imunização de Olinda (PNI) iniciou nessa segunda-feira (23.04), em quase 50 unidades da rede de saúde, a 20.ª Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe). As Unidades de Saúde da Família e Policlínicas irão vacinar até o dia 1.º de junho, no horário das 8h às 17h. O dia D acontecerá no sábado (12.05), data que o País todo se mobilizará em prol da campanha.

A da Secretaria de Saúde é imunizar cerca de 100 mil pessoas (sendo 90% de cada grupo prioritário). A campanha foi iniciada antes do inverno para que haja os menores números de contágio na população durante a mudança da climatologia. Vale ressaltar que as unidades da rede de saúde só vacinam contra a Influenza no período da campanha. “Essa é uma vacina que ocorre todo ano antes do inverno assegurando assim proteção a quem mais necessita,” explica a gerente do Programa de Imunização, Roberta Alcântara. É sempre necessário estar atento aos cuidados que se devem tomar. Lavar sempre as mãos é uma das medidas mais importantes para que não ocorra o contágio.

As doenças respiratórias se alastram mais no período chuvoso, e com isso a população que está dentre os grupos prioritários têm que se vacinar até o fim da campanha. “Prevenções como esta é necessária, pois evita muitas doenças que se transmitem nesse tempo, ocasionando as internações”, destacou a acadêmica de enfermagem, Elaine Moura.

O morador, Manoel de Lima, 79 anos, procura sempre se prevenir e regularizar a dosagem a cada ano. “Desde que passei a tomar a vacina eu não gripo, e procuro não deixar de me vacinar,” pontuou.

A vacinação é indicada ao grupo de idosos a partir de 60 anos; gestantes em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); crianças a partir de seis meses até os quatros anos, 11 meses e 29 dias; crianças que já receberam a primeira e segunda dose da vacina. Devem tomar também os trabalhadores de saúde e professores dos serviços públicos e privados (básico e superior); os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas.

Influenza – É uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias das pessoas contaminada ao falar, tossir, espirrar, ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

%d blogueiros gostam disto: