Ministro da cultura da Venezuela visita Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade

Sítio Histórico fez parte do roteiro do ministro Héctor Soto, que foi recebido pelo prefeito Renildo Calheiros no Palácio dos Governadores.

Publicado por: Secom, em: 06/10/09 às 20:21
Visita do ministro da cultura da Venezuela

Renildo Calheiros e o ministro da cultura da Venezuela, Héctor Enrique Soto - Foto: Passarinho/Pref.Olinda

A Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, Olinda, esteve no roteiro do ministro da cultura da Venezuela, Héctor Enrique Soto. O prefeito Renildo Calheiros e a secretária de Patrimônio e Cultura de Olinda, Márcia Souto, receberam na tarde desta terça-feira (06) o ministro na sede do Palácio dos Governadores. A visita faz parte de um intercâmbio cultural que o executivo do governo venezuelano está fazendo por Pernambuco.

O prefeito Renildo Calheiros explicou a importância de Olinda para o Estado. “Essa é a terceira cidade mais populosa de Pernambuco. Temos grande potencial turístico e estamos fazendo um esforço para dotar a cidade de melhor infra-estrutura”, explicou o prefeito. O ministro Héctor Soto aproveitou para perguntar sobre o título de Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade e ganhou do prefeito toda uma explicação histórica da cidade, desde a chegada dos portugueses comandados por Duarte Coelho em 1535. “Faz 27 anos que Olinda recebeu o título”, completou.

O roteiro contemplou os pontos turísticos do Sítio Histórico e visita aos monumentos. No Museu do Mamulengo, a comitiva foi recebida pela artista plástica e curadora, Tereza Costa Rego. Lá assistiram apresentação dos bonecos gigantes e passistas, ao som de orquestra de frevo. O ministro finaliza a visita a Olinda no Alto da Sé, onde assiste concerto da Camerata de Olinda.