Mobilização estimula combate ao trabalho infantil

Evento reúne jovens atendidos pelo PETI para dar uma basta à exploração de crianças e adolescentes no município de Olinda

Publicado por: Secom, em: 10/06/10 às 7:00
Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil foi decretado em 12 de junho de 2002 pela Organização Internacional do Trabalho - Foto: Alexandre Severo

Em 12 de junho se comemora o Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil em todo mundo, e em Olinda a data será celebrada, nesta sexta-feira (11), com uma mobilização de onze entidades conveniadas à prefeitura. O evento é coordenado pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos.

Com o objetivo de motivar a sociedade a combater o trabalho infantil, o município programou atividades culturais que envolvem 500 crianças e adolescentes atendidos pelo PETI. A ação começa às 13h30, no Mercado Eufrásio Barbosa.

Desde o mês de abril esses jovens vêem se preparando para o evento. Durante dois meses eles construíram, de forma lúdica, um material que abrange as diversas possibilidades de enfrentamento das questões que desafiam o crescer saudável, fortalecendo a rede sócio-assistencial de proteção à infância em Olinda. Dentro desse contexto foram realizadas oficinas sob os temas gravidez na adolescência, exploração sexual infantil, DST/AIDS, drogas lícitas e ilícitas.

Em 2010 o mote da campanha desenvolvida pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e pela Organização Internacional do Trabalho é Marque um gol: erradique o trabalho infantil. A ação está associando a luta contra a exploração infantil e a Copa do Mundo, não somente pelo evento que acontece este ano, mas pela preparação para a Copa de 2014, que será sediada no Brasil. Em Pernambuco, a campanha foi lançada na última quarta-feira (9), durante uma partida de futebol que reuniu jovens de Olinda, Recife e Camaragibe.

12 DE JUNHO

Desde 2002, a Organização Internacional do Trabalho escolheu o 12 de junho como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, data em que foi lido o relatório sobre o tema na Conferência do Trabalho que ocorre anualmente em Genebra (Suíça). No Brasil, a data foi decretada como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela lei 11.542 de 2007, sancionada pelo presidente Lula.