Notícias

Moradores de rua de Olinda recebem cortes gratuitos de cabelo e barba

A iniciativa é fruto de parceria com a Naipe Barber Shop

Publicado por: Redação da Secom, em: 20/11/18 às 14:39

Texto e fotos: Pedro Morais

Melhorar a autoestima. Com essa finalidade, a equipe do Consultório na Rua (CR) iniciou nesta terça (20) um trato no visual dos homens em situação de rua em Olinda. Por meio de uma parceria com os profissionais do Naipe Barber Shop, a Secretaria de Saúde está oferecendo gratuitamente cortes de cabelo e barba desse público em vulnerabilidade social. O primeiro bairro visitado foi os Bultrins. O serviço se estenderá até a sexta-feira (23.11). A iniciativa integra a programação do Novembro Azul.

O morador em situação de rua, Everaldo dos Santos, 58, falou sobre a atividade. “Achei muito bom, porque é de graça e vou ficar mais bonito, além do tratamento que o Consultório tem comigo”, destacou.

O barbeiro Júlio César enalteceu a importância da ação. “Quando recebemos o convite achei muito interessante o trabalho social. O tratamento que disponibilizamos no salão também estamos dando aqui aos moradores de rua, e isso é muito bom para eles e principalmente para nós da equipe que nos sentimos bem em colaborar com a melhora da autoestima”, enfatizou.

Coordenador do CR, Mário Costa, também ressaltou a relevância da iniciativa. “Essa atividade tem o foco de ampliar a concepção de saúde, que não só é a ausência de doenças. Traz uma melhora da autoestima para os homens e da aparência valorizando-os como pessoas”, disse.

A psicóloga do Consultório de Rua, Cláudia Cerqueira, também comentou a atividade. “Esse projeto barba e cabelo serve para melhorar a autoestima dessas pessoas em situação de rua, até porque já temos um vínculo com eles de outras visitas e isso fortalece esse laço de confiança”, explicou.

Os homens e mulheres vivendo nas ruas já recebem atendimento, através da equipe multidisciplinar formada por enfermeira, assistente social, psicóloga e profissionais especializados na redução de danos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: