Notícias

Moradores de rua de Olinda são inseridos no Bolsa Família

Um grupo de 14 pessoas foi beneficiado

Publicado por: Secom, em: 21/02/18 às 17:49

Texto: Pedro Morais

Cidadania e reinserção social. Esse resultado é fruto de uma parceria envolvendo as Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda. A iniciativa concretizou a liberação do direito ao  Bolsa Família para 14 moradores em situação de rua da cidade. Os novos contemplados já estão acessando a agência da Caixa Econômica Marcos Freire, na Avenida Getúlio Vargas, Bairro Novo, para sacar o dinheiro.

A iniciativa de proporcionar esse benefício aos moradores em situação de rua partiu da Coordenação do Consultório na Rua (CR) e das equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Cadastro Único de Olinda (CadÚnico). Os técnicos envolvidos na ação mapearam as pessoas em situação de rua e estão analisando os perfis para inclusão no benefício do Governo Federal.

“Com os técnicos do CREAS, visitamos as áreas do município para identificar esses moradores. Procuramos orientar o morador em situação de rua em todo processo burocrático exigido pela Caixa Econômica e, hoje estamos acompanhando e ajudando naquilo que for preciso em termos de documentação exigida”, destacou o coordenador do Consultório de Rua, Mário Costa.

A coordenadora do Bolsa Família em Olinda, Marta Gonçalo, também destaca a iniciativa. “Mesmo que a concessão do benefício seja de pequeno valor, representa um resgate da autoestima e ampara essas pessoas que se sentem às margens e sem nada no bolso, sobretudo, representa dispor de mais oportunidades e uma porta de entrada para a inclusão em outros programas”, pontuou.

O secretário de Saúde de Olinda, Eud Johnson Cordeiro, esteve na agência da Caixa Econômica e acompanhou o momento pioneiro no município. “Como homem público é bastante gratificante vivenciar esse ato de reinclusão social. Quero parabenizar as equipes envolvidas pelo excelente trabalho e também a gerência da Caixa Econômica que orientou nos procedimentos necessários para agilizar os trâmites administrativos ao pagamento dos beneficiários”, explicou.

Moradores de rua recebem auxílio do Bolsa Família em articulação da Secretaria de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos: Foto: Sandro Barros / PMO

Um dos beneficiados foi o pedreiro José Santiago há oito anos em situação de rua. “Estou muito feliz, porque com esse “dinheirinho” vai ajudar a completar o aluguel de um canto para eu ficar”, disse satisfeito. José Santiago é cadeirante e contou que amputou a perna direita quando trabalhava informalmente como pedreiro, inclusive, o CRAS está no circuito trabalhando para contemplá-lo com o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Outros moradores em situação de rua que foram cadastrados e identificados como beneficiários do Bolsa Família também foram à agência para retirada do dinheiro, como: Antônio José da Silva, 53 anos; Claudemir Macedo dos Santos, 38, e Regina Lúcia, 52. Nesta quinta-feira (22.02), às 10h, outro grupo irá à agência para a retirada do benefício.

O gerente geral da Caixa Econômica da agência Marcos Freire, Bairro Novo, Aldo Rodrigues Alves Filho, comentou sobre a iniciativa da Prefeitura de Olinda. “A Caixa se sente muito honrada em poder propiciar esse momento de recuperação de dignidade e reinclusão social das pessoas, pois se trata de um trabalho de grande relevância na cidade”, comentou, informando que o beneficiário, de posse do cartão, poderá procurar qualquer agência da Caixa Econômica ou casa lotérica para sacar o valor.

Pular para o conteúdo