MPPE e Prefeitura de Olinda lançam portal sobre meio ambiente e patrimônio

Rede MAP pretende identificar e preservar os patrimônios culturais, através da ação de parceiros. Solenidade contará com a presença da coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, Patrícia Braz

Publicado por: adminolinda, em: 06/03/13 às 17:31
Lançamento do Portal Rede MAP. Ilustração: João Castelo Branco

Ilustração: João Castelo Branco

O Ministério Público de Pernambuco e Prefeitura de Olinda lançam, na manhã desta quinta-feira (07), o Portal Rede MAP (Rede Meio Ambiente e Patrimônio). O site é uma ação que tem por objetivos a identificação, a proteção e a preservação de patrimônios culturais, vivos, imateriais e naturais de forma integrada, com a cooperação de instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais. A solenidade, que acontece na sede da Prefeitura, contará com a participação da coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, Patrícia Braz.

Na ocasião, representantes das instituições parceiras do projeto irão assinar a Carta de Princípios da Rede Meio Ambiente e Patrimônio. O projeto foi idealizado com base na Convenção da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) de 1972, relativa à proteção do patrimônio mundial, cultural e natural.

A Rede MAP tem como meta principal viabilizar a articulação e capacitação técnica entre as instituições de cultura e de meio ambiente, públicas e privadas, sendo permitida a adesão permanente de novas pessoas físicas e jurídicas interessadas em integrar ou apoiar o projeto, mediante envio de cadastro digital a ser oferecido no site (www.redemap.com).

Na próxima fase do projeto serão realizadas atividades presenciais, por meio da promoção de congressos, seminários, conferências, palestras, debates, cursos e minicursos, videoconferências e similares, sobre a temática. Inicialmente, acontecerão em Olinda e Fernando de Noronha. Posteriormente, as atividades serão ampliadas para todo o Estado de Pernambuco.

PARCERIAS – O projeto será desenvolvido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em parceria com a Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE), Instituto Fomenti, Microsoft Innovation Center (MIC) ETEPAM, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Prefeitura de Olinda, Governo do Estado de Pernambuco, por meio das Secretarias de Ciência e Tecnologia (SECTEC), Cultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), Administração de Fernando de Noronha, CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente), Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco), Queiroz Cavalcanti Advocacia, Pires Advogados & Consultores, com apoio técnico e institucional da UNESCO.

Serviço:

Lançamento do portal Rede MAP
Quinta-feira (07), às 10h
Palácio dos Governadores (sede da Prefeitura de Olinda)
Rua de São Bento, 123