Notícias

Mulher tem policlínica especializada em Olinda

A partir de agora as moradoras do município podem contar com atendimento especializado e direcionado

Publicado por: Secom, em: 04/09/09 às 12:41
Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Foto: Passarinho/Pref.Olinda

A mulher agora tem atendimento de saúde em unidade especializada. É a Policlínica da Mulher, localizada na Av. Getúlio Vargas, no Bairro Novo, que atende casos de média complexidade e conta com uma equipe de profissionais que atenderem mulheres de forma integral, realizando assistência humanizada. São oferecidos serviços especializados como clínica geral, clínica ginecológica, geriatria, urologia, odontologia, gineco-oncologia (tratamento NIC II e III), atenção psicossocial (atendimento individual e em grupo) e atenção obstétrica (pré-natal de alto risco).

O atendimento é feito através de marcação. “Metade do atendimento é destinado às mulheres de áreas não cobertas pelo Programa de Saúde na Família, os outros 50%, destinados às mulheres encaminhadas por outras unidades”, revela a diretora da unidade, Inês de Moura Tenório.

Na Policlínica, as pacientes podem contar com o Programa de Imunização. O espaço tem sala de vacinação onde as mulheres recebem gratuitamente vacinas. No Atendimento Laboratorial, que funciona das 7h às 9h, são feitas coletas de sangue e outros exames e na Assistência Farmacêutica, tem distribuição de medicamentos gratuitos às pacientes. “Também vamos potencializar o uso do preservativo feminino, através da divulgação e distribuição”, ressalta Inês Tenório.

Enquanto aguardam atendimento, as pacientes podem participar de palestras gratuitas sobre saúde no Serviço de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva. Aquelas que chegarem à unidade acompanhada dos filhos, podem receber atendimento de forma mais acolhedora, enquanto eles permanecem na Brinquedoteca. “Nesse espaço, as crianças recebem informações sobre saúde de forma lúdica, trabalhadas pelos arte-educadores”, lembra a diretora da unidade.

ANEXO – O prédio da Policlínica da Mulher abriga também o Núcleo de Atendimento as Mulheres em Situação de Violência, espaço especializado no atendimento de mulheres que sofrem abuso, agressão e qualquer outro tipo de violência. No anexo, as pacientes que chegarem, através de demanda espontânea ou referenciada, tem acolhimento, assistência médica e atenção psicossocial. O trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional composta de assistente social, psicóloga, médica e enfermeira.

“Quando houver necessidade, a paciente será encaminhada para outros serviços da rede municipal de atendimento às mulheres em situação de violência. A unidade incentiva para que as pacientes denunciem a violência sofrida, mas mesmo que elas não queiram denunciar, é feita uma notificação compulsória da violência, dados enviados ao Ministério da Saúde”, explica Inês.

SERVIÇO:
Policlínica da Mulher: Av. Getúlio Vargas, 1059, Bairro Novo – Olinda
Horário de Atendimento: de segunda a sexta, das 7h às 17h

%d blogueiros gostam disto: