Mulheres recebem homenagem na Câmara de Vereadores de Olinda

A secretária de Saúde de Olinda, Tereza Miranda, foi uma das contempladas com o Diploma Vereadora Eliete Leite

Publicado por: Secom, em: 09/03/10 às 16:05
A secretária Tereza Miranda (D) ladeada do vereador Marcelo Soares (C) - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Emoção e sensibilidade. Foi o clima que reinou na solenidade de entrega do Diploma Vereadora Eliete Leite, no plenário da Câmara de Vereadores de Olinda, Casa Bernardo Vieira de Melo. O evento aconteceu na manhã dessa segunda-feira (8), sendo homenageadas pelos relevantes serviços em defesa e avanços do direito de mulher em 2009, a secretária de Saúde de Olinda, Tereza Miranda; a jornalista da Rede Globo, Meiry Lanunce; e a coordenadora do Espaço Criança Esperança, a cientista social, Kátia Simone.

O evento, que marcou o Dia Internacional da Mulher, contou com a presença dos vereadores Marcelo Soares (presidente da Câmara); Jonas Ribeiro; Marcelo Santa Cruz, representando o governo municipal; além da secretária estadual de Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente – Sectma – e ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos; Carlos Brito, representando o deputado estadual Luciano Moura; o assessor de comunicação da Rede Globo, Ronan Drummond, além das mulheres homenageadas, todos compondo a mesa.

Vale destacar, que as homenagens tiveram aprovação unânime por parte dos vereadores. A indicação da secretária de Saúde foi do vereador Marcelo Soares; enquanto as demais (Meiry Lanunce e Kátia Simone), por Jonas Ribeiro.

Emocionada, a secretária Tereza Miranda agradeceu a indicação do diploma e dividiu a premiação com toda equipe da secretaria de Saúde, que teve presença marcante no evento. “Agradeço a homenagem e divido este prêmio com todos aqueles que trabalham comigo em defesa da saúde, principalmente da mulher”, disse sensibilizada.

Já a secretária da Sectma, Luciana Santos, lembrou a história de lutas e conquistas das mulheres nas políticas públicas, sobretudo em defesa e o combate à violência doméstica que cresce no seio da sociedade. Os vereadores Marcelo Soares, Jonas Ribeiro, Marcelo Santa Cruz e Nino Lins, simplificaram seus discursos lembrando a importância da mulher no mercado de trabalho e na vida familiar.

A jornalista Meiry Lanunce dividiu o diploma com sua mãe e resgatou um pouco da sua história de luta como pessoa e profissional da comunicação. “Inicialmente não poderia deixar de ser, bom dia Pernambuco. A emoção está evidente aqui em nosso meio. E, não poderia deixar de falar sobre as dificuldades que enfrentei para chegar até aqui, agradeço a minha mãe que teve forças e também me deu”, disse, acrescentando que é possível vencer.

Finalizando a fala das mulheres homenageadas, a cientista social Kátia Simone enfatizou a importância da família e principalmente da filha, Maria Lua. No final ela enalteceu a luta das mulheres menos favorecidas e discriminadas na sociedade e convidou a todos a buscar a aproximação de culturas.