Mulheres recebem Selo Costureira Parceira

Costureiras que participaram do curso de Inclusão Produtiva na área de corte e costura confeccionaram roupas para as 160 crianças do Coral Encanto de Olinda

Publicado por: adminolinda, em: 07/05/10 às 18:48
Apresentação do novo figurino do Coral Encanto de Olinda

Apresentação do figurino do Coral Encanto de Olinda para as costureiras parceiras. Foto: Ádria de Souza/Pref. Olinda

Beneficiárias dos programas da Prefeitura de Olinda que participaram do curso de Inclusão Produtiva de Corte e Costura receberam o Selo Costureira Parceira, em evento realizado na tarde dessa sexta-feira (07), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos.

A idéia da entrega de um selo foi de proporcionar oportunidade e reconhecimento às mulheres que fizeram o curso de corte e costura oferecido pela prefeitura de Olinda. Foram selecionadas 35 costureiras que estarão produzindo figurinos juninos para as 160 crianças e adolescentes do Coral Encanto de Olinda.  Para ser convidada, a costureira teria que residir nos bairros onde estão localizados os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), possuir máquina de costura e ter feito o curso.

Na ocasião da entrega do selo, estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, Conceição Costa, a Coordenadora dos CRAS, Jacinta Caldas, a estilista Maria Augusta, a secretária executiva de Políticas Sociais, Vera Lucia Ferreira e a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Catarina Márcia. Durante o evento foi realizado um desfile com duas crianças do coral, que apresentaram o figurino às costureiras presentes. As peças foram desenhadas pela estilista Maria Augusta, e a idéia do figurino foi baseado nas bandeirolas de São João, nas cores amarela e verde, simbolizando o milho e a cana de açúcar.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, Conceição Costa, essa é mais uma oportunidade para que essas mulheres mostrem seu trabalho. “Nós pretendemos com esse projeto manter uma parceria com essas costureiras para elas confeccionarem sempre os figurinos das crianças e adolescentes do Coral Encanto de Olinda”, completou.

Para a costureira Marilene Rodrigues Gomes da Silva, 51 anos, participar do curso de Inclusão Produtiva na área de customização foi uma oportunidade única. “Estou muito feliz em ter feito o curso, porque hoje estou vendo o resultado quando for confeccionar as peças das crianças e adolescentes do coral. Pois, poderei mostrar o meu trabalho”, destaca. Marilene fez o curso em 2007 e agora poderá ter sua costura vista durante a apresentação do coral nos festejos Juninos de Olinda.