Município de Olinda capacita profissionais na luta contra o trabalho infantil

Equipe vai monitorar os casos de violação de direitos

Publicado por: Secom, em: 20/06/17 às 18:43

Como parte das atividades de prevenção e erradicação do trabalho infantil, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda criou a Campanha municipal: Proteja Sonhos! Diga não ao Trabalho Infantil. Com o propósito de sensibilizar a sociedade para a problemática foi realizada, nesta terça-feira (20.06), das 9 às 12h, na sede do CadÚnico, em Bairro Novo, uma capacitação direcionada aos coordenadores e entrevistadores que atuam nos dez Centros de Referência de Assistência Social – CRAS da cidade.

Palestras educativas foram ministradas pelo coordenador Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Leonidas Leal, e assistente social e técnica do PETI, Maria Ivone, ambos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Estado. Durante o encontro foram repassadas orientações sobre qualificação das ações estratégicas do PETI com um olhar mais voltado a identificar, registrar e monitorar os casos de abusos, através das atualizações cadastrais.

Ao longo do mês de junho, a Secretaria de Desenvolvimento Social, através do PETI vêm articulando um conjunto de ações que têm o objetivo de retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho precoce (exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos) promovendo diversas atividades, objetivando o fortalecimento das ações integradas e complementares junto à rede de proteção socioassistencial.

Além disso, as equipes pretendem também divulgar o Disque 100, serviço de utilidade pública destinado a receber qualquer tipo de denúncia referente à violação de direitos humanos.