Notícias

Mutirão de serviços toma conta da orla de Olinda

Iniciativa mobilizou mais de 200 profissionais

Publicado por: Rafaelly Carneiro, em: 12/12/17 às 19:35

Por: Pedro Morais

Performance do Homixo (Homem do Lixo), catação de materiais recicláveis por estudantes da rede municipal, desratização, prevenção às arboviroses, educação em saúde e vacinação de cães e gatos tomaram conta da orla de Olinda na manhã desta terça-feira (12.12). A ação, denominada Vigiorla, é resultado de uma força-tarefa da prefeitura. A concentração foi na Praça do antigo quartel da Polícia do Exército, em Bairro Novo.

Coordenada pela Secretaria de Saúde, a ação teve a participação de quase 200 profissionais de diversas secretarias. A iniciativa contou com a distribuição de hipoclorito de sódio e material educativo acerca da posse responsável de animais e acidentes com roedores, entre outras atividades, como: limpeza na orla e dos brinquedos instalados no calçadão.

O serviço de desratização foi realizado no trecho entre as praias dos Milagres (Del Chifre) e Rio Doce. Inspetores da Vigilância Sanitária orientaram os comerciantes sobre higiene.

Agentes Comunitários de Endemias distribuíram panfletos educativos e preservativos, e realizaram vacinação de cães e gatos. A professora Cristiane Castro aproveitou o mutirão. “Eu acho importante esse tipo de ação, pois eu perdi a vacinação animal desse ano e agora eu tive a oportunidade de imunizar meu cachorro”, disse.

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, participou da coleta seletiva na orla. “Quero parabenizar todas as secretarias envolvidas nessa atividade e dizer da importância desse trabalho educativo e preventivo, sensibilizando a população para não jogar lixo nos canais, rios e na praia”, enfatizou o gestor, convocando o olindense a também fazer sua parte.

“Essa ação foi uma convocação do prefeito Lupércio. Aproveito para parabenizar todos os profissionais, sob o comando da diretora da Vigilância em Saúde, Mariurcha Dantas, juntamente com o gerente do Centro de Vigilância Ambiental, Henrique Eduardo Silva, que capitanearam toda ação”, elogiou o secretário de Saúde, Eud Johnson.

O coordenador da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Olinda (COOCENCIPE), Luiz Mauro, também comentou sobre a iniciativa. “Muito importante essa forma de conscientizar a população, porque o lixo na rua traz prejuízo para prefeitura e assim provoca doenças e outros males para o indivíduo”, pontuou o coordenador, que comandou uma equipe de sete catadores.

A Diretoria de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente também participou da ação e, por meio de arte educação  contou com a participação do movimento Catamisto ação comandada pelo o artista André Soares Monteiro – Homixo (Homem Lixo). O objetivo foi alertar sobre os perigos que a humanidade corre ao não cuidar da natureza e dos bens não-renováveis.

O evento foi animado pelo grupo de passistas linguarudos de Ouro Preto. O vice-prefeito, Márcio Botelho, a primeira dama, Cláudia Cordeiro, e vereadores da cidade também prestigiaram a programação.

%d blogueiros gostam disto: