Notícias

Mutirão do VigiOrla disponibiliza serviços de saúde para população de Olinda

Atividade foi concentrada na Praia de Bairro Novo

Publicado por: Redação da Secom, em: 09/12/19 às 12:24

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Secretaria de Saúde de Olinda realizou, nesta segunda-feira (09.12), a III edição do VigiOrla, no Quiosque da Saúde, na praia de Bairro Novo.  O Mutirão, que contou com vários serviços gratuitos de saúde, foi promovido pela Diretoria de Vigilância em Saúde, que é composta pelos departamentos de Vigilância Sanitária, Ambiental e Epidemiológica.

A atividade teve aferição de pressão arterial, orientações de promoção à saúde, vacinação contra sarampo, vacinação antirrábica, teste rápido de filariose, orientações sobre os sintomas e formas de tratamentos da hanseníase, tuberculose e das infecções sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos e lubrificantes.

“O objetivo da ação foi promover a promoção à saúde e prevenir algumas doenças e agravos. É uma ampla ação que realizamos todos os anos para melhorar a qualidade de vida dos olindenses”, esclarece a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Virgínia.

Um frentista, que passava pelo local, aproveitou a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação. “Essa iniciativa é uma oportunidade que temos em colocar a nossa saúde em dia. Não tenho frequentado muito o posto de saúde, e essa ação serviu para atualizar minhas vacinas e realizar alguns exames”, contou Rubens.

A Vigilância Sanitária intensificou a fiscalização em quiosques e restaurantes da orla. Durante a ação, o órgão fez uma interdição em uma barraca de lanches por falta d’água potável no local.  “Durante todo o mês, a Vigilância Sanitária irá intensificar e vistoriar os quiosques e restaurantes da orla. É um trabalho que busca orientar os proprietários dos estabelecimentos sobre a importância de seguir as normas e evitar possíveis danos na saúde dos clientes”, contou o inspetor sanitário, Rubens Andrade.

O local passou por um trabalho minucioso de desratização.  “A Vigilância Ambiental marcou presença para dar uma saúde melhor para a população que frequenta a praia. Realizamos a aplicação de raticidas e orientações de como manejar os alimentos, e as doenças provocadas pelos pombos. Também houve visitas de agentes de endemias para combater as arboviroses”, destacou, gerente do Centro de Vigilância Ambiental  de Olinda (CEVAO), José Holanda.

A iniciativa também contou com o suporte da equipe de Política de Saúde ao Trabalhador, que vistoriou as condições dos trabalhadores com relação aos usos adequadas dos Equipamentos de Proteção individual (EPIs).

%d blogueiros gostam disto: