Natação marca encerramento dos Jogos Participativos Escolares 2009

Competição será nesta sexta-feira (06), no Colégio Santa Emília, com a participação de escolas municipais, estaduais e particulares de Olinda

Publicado por: adminolinda, em: 05/11/09 às 14:06
Abertura dos Jogos Participativos das Escolas de Olinda

Abertura dos Jogos Participativos das Escolas de Olinda - Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Na próxima sexta-feira (06), alunos de diversas escolas municipais, estaduais e particulares de Olinda estarão participando de uma competição de natação que marcará o final dos IX Jogos Participativos Escolares do município, organizado pela Prefeitura de Olinda. O evento acontece, a partir das 14h, no Colégio Santa Emília, em Jardim Atlântico.

Foram mais de 50 escolas participantes da competição. Cerca de 3000 alunos competiram em diversas modalidades como futebol de campo, futsal, handebol, basquete, voleibol,  judô, natação, além dos jogos de praia que incluem o beachsoccer, handebol e basquete. As atividades aconteceram na Vila Olímpica de Rio Doce, nos Colégios Santa Emília, Souza Leão, Atual, São Bento, na Academia Santa Gertrudes e no Olindão.

Os Jogos Participativos foram promovidos pela  Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude em parceria com a Secretaria de Educação da cidade. A competição teve início em maio. A abertura aconteceu na Vila Olímpica de Rio Doce e contou, além do desfile de representantes das escolas participantes, com apresentações culturais.

A novidade deste ano, segundo o secretário de Esportes Lazer e Juventude de Olinda, Fernando Ramos, foi que aconteceram também os jogos pré-mirim, direcionados à crianças com idade entre 10 e 12 anos. “Estamos atendendo a um pedido dos professores das escolas da cidade, visto que  o programa de governo do Prefeito Renildo Calheiros visa o esporte  como forma de inclusão social a todas as faixas etárias”, acrescenta.

Outro diferencial é que a premiação foi entregue no término de cada modalidade. Aqueles que alcançaram segundo e terceiro lugares receberam medalhas. Já os primeiros colocados, em algumas modalidades coletivas, além da medalha, levaram para casa um troféu com a representação do Farol de Olinda.

No final do ano acontece o Prêmio Destaque Esportivo de Olinda que premiará os atletas e dirigentes que contribuíram para o esporte na cidade.