Notícias

No Dia Nacional do Maracatu (1º.08), Olinda recebe encontro de nações nos Quatro Cantos

Sete Nações de Maracatu irão se concentrar, a partir das 18h, no Largo do Amparo e seguem em cortejo até os Quatro Cantos

Publicado por: marilia, em: 29/07/22 às 13:38

Nesta segunda-feira (01.08), data em que se celebra o Dia Nacional do Maracatu, sete nações de Baque Virado irão se reunir para festejar. O encontro será no Sítio Histórico de Olinda, durante a 15ª edição do Dia do Maracatu. A comemoração gratuita é realizada pela Associação dos Maracatus (AMO) em parceria com a Prefeitura de Olinda.

As nações de Maracatu irão se concentrar, a partir das 18h, no Largo do Amparo e seguem em cortejo até os Quatro Cantos, onde, a partir das 19h, todos os mestres irão fazer sua apresentação com sua nação, cantando suas tradicionais loas.

Na programação estão os Maracatus: Leão Coroado; Nação Camaleão; Nação De Luanda; Nação Tigre; Nação Pernambuco; Nação Maracambuco; Maracatu Badia e como convidados os grupos percussivos Batuques De Pernambuco e Batadoni.

O Maracatu de Baque Virado é uma das mais antigas tradições culturais de Pernambuco, tendo a cidade de Olinda como uma das principais fontes de preservação e propagação desta tradição. O Maracatu é um dos ritmos populares mais importantes do Nordeste. Surgiu em meados de XVIII, em Pernambuco, durante o período em que pessoas negras ainda eram escravizadas.

Skip to content