Notícias

Novos aparelhos para tratamento de canal otimizam a saúde bucal em Olinda

Maioria dos casos de endodontia serão concluídos em uma única consulta. Acesso aos tratamentos será ampliado em 300%

Publicado por: adminolinda, em: 16/08/13 às 10:24
Equipamento vai otimizar tratamento de canal na rede de saúde de Olinda - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda.

Equipamento vai otimizar tratamento de canal na rede de saúde de Olinda – Foto: Secretaria de Saúde de Olinda.

Com a aquisição de dois aparelhos, o motor endodôntico e o localizador apical, a saúde bucal de Olinda está promovendo uma otimização do tratamento de canal da rede de saúde do município.

O serviço, que consiste na troca gradual dos aparelhos manuais por motores de rotação, está propiciando qualidade e um maior dinamismo no atendimento dos usuários consultados no Centro de Especialidades de Odontologias de Olinda (CEO), da Policlínica Barros Barreto, no Carmo.

A novidade na saúde bucal do município, está propiciando vantagens pontuais nesse tipo de atendimento endodôntico, como redução de 50% da exposição do paciente ao raio  X,  aumento de vagas ao mês em 300% e, sobretudo, aproximadamente 85% dos casos de canal serão concluídos em uma única consulta, fazendo com que o paciente se desloque apenas uma vez ao CEO para conclusão do tratamento.

Esse conjunto de vantagens está promovendo uma economia, tanto para o município como para o usuário. A utilização do equipamento localizador apical, que mede a dimensão do dente, faz com que o dentista reduza em 50% o procedimento de raio X em cada atendimento, como também a exposição do usuário.

Já o motor endodôntico, promove movimentos rotatórios precisos para a limpeza do canal do dente que está contaminado, e que na maioria dos casos proporciona o fechamento do canal em sessão única.

Segundo o coordenador da Saúde Bucal do município, o dentista Carlos Eduardo Azevedo, a implantação da nova técnica é um avanço na rede pública porque promove o aumento da cota de atendimentos ao tratamento de canal, que é o “gargalo” dos atendimentos clínicos em saúde bucal. “Estaremos aumentando a oferta aos usuários do SUS, evitando assim que os pacientes percam os dentes de forma desnecessária”, pontuou o dentista, acrescentando que tem como objetivo a aquisição de mais três aparelhos.

Para o dentista da rede, que atende no CEO, Victor Leite, a aquisição do equipamento trás vantagens. “O Motor Endodôntico, quando inserido no dente para o tratamento, proporciona movimentos espontâneos e rotatórios, sem ser preciso mais utilizar o método antigo com limas manuais.

A Policlínica Barros Barreto, fica localizada na Avenida Justino Gonçalves, S/N, no Carmo.

%d blogueiros gostam disto: