Notícias

Novos Conselheiros Escolares serão empossados em Olinda

Os eleitos ficarão no cargo por dois anos

Publicado por: Redação da Secom, em: 08/05/19 às 13:49

Por Barbara Lustosa

Nos dias 9 e 10 de maio, o Departamento de Gestão Escolar da Secretaria de Educação de Olinda empossará 224 conselheiros nos Conselhos Escolares Municipais de Olinda. Ao todo, 16 escolas da rede local participam da posse, a partir das 9h, e se estende até 17h, ou seja, quatro escolas pela manhã e quatro à tarde. Os eleitos que representarão as unidades de ensino da rede municipal, terão um mandato de dois anos. Cada escola possuirá 14 membros, entre titulares e suplentes.

Os indicados foram eleitos pelas comunidades com uma grande expressividade de votos: 2.037 pessoas entre estudantes, pais de estudantes, funcionários e professores fizeram questão de depositar nas urnas os nomes indicados à frente da gestão democrática. A gestão municipal tem o perfil participativo e democrático, e as ações são no intuito de reforçar que o gestor escolar conte com o conselho escolar que é um órgão colegiado e possui autonomia para estar deliberando junto com a gestão da escola tudo o que se refere as questões administrativas, políticas e financeira.

Participaram da eleição as unidades escolares Monsenhor Fabrício, Lions Dirceu Veloso, Prof Ana Paula, Guimar Barbosa, Pastor Conrado, 19 de Setembro, Ageu Magalhães, Nova Olinda, Izabel Burity, Santa Tereza, Allan Kardec, São Bento, Criança Feliz, Shekiná, Dr. José Mariano e a Rotary. Essas 16 escolas da rede de ensino fazem parte do primeiro grupo, que se enquadra no processo de unificação dos Conselhos Escolares neste semestre inicial de 2019. Com um total de três grupos, até o primeiro semestre de 2020. Serão 71 escolas envolvidas em todo processo de unificação, incluindo as unidades escolares recentemente inauguradas.

Para a chefe do Departamento de Gestão Escolar, Fernanda Barreto, a gestão vem desde 2017 promovendo ações para fortalecer os conselhos. “Todas essas escolas passarão por oficinas, onde os técnicos do nosso departamento de gestão farão trabalhos explicando de forma didática o que é democracia, como fazer gestão escolar. Mostraremos a importância da atuação dos conselheiros nos segmentos administrativo, político e financeiro da escola. O intuito é trazer a comunidade para dentro da escola de forma que participem diretamente das ações”, explicou.

 

 

%d blogueiros gostam disto: