Obras de contenção de encostas avançam por novas localidades de Olinda

Trabalho previne deslizamentos e traz mais segurança para a população

Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 28/09/23 às 16:15

O trabalho da Prefeitura de Olinda para garantir a segurança nas áreas de morros e encostas, segue avançando com o desenvolvimento de novas etapas, beneficiando diversos bairros da cidade. A iniciativa envolve várias técnicas, dependendo do tipo de solo e região monitorada. Nesta semana, em uma nova força-tarefa, foram beneficiadas famílias do Córrego do Abacaxi, Alto da Bondade e Águas Compridas. Ao todo, nove localidades estão em execução, prevenindo deslizamentos e trazendo mais segurança para a população.

Entre as tecnologias desenvolvidas está a execução de solo grampeado, já assinalando mais de 2 mil metros quadrados. No pacote também está a pedra argamassada, com 107,5 metros quadrados; além da armação do sistema de paredes de concreto, com 16,8 metros quadrados. No grupo de vias beneficiadas está a Rua da Jangada, no Córrego do Abacaxi; a Rua Londres, no Alto da Bondade; e a Rua da Linha, em Águas Compridas.

– GEOMANTA
A geomanta também faz parte das intervenções e tecnologias, empregadas em Olinda, para mitigação de riscos para a população. Os moradores estão mais perto de contar com a proteção definitiva para o período chuvoso. São 19 mil metros quadrados de barreira cobertos pela técnica, que segue em instalação.

A iniciativa prevê a cobertura de 94 pontos na cidade. Além disso, a gestão municipal está investindo R$ 7 milhões para construção de muros de arrimo. Nesta última quadra chuvosa, entre os meses de julho e agosto, Olinda não registrou nenhuma ocorrência grave em encostas.