Obras de reforma na Maternidade Brites de Albuquerque serão inauguradas nesta segunda-feira

Atendimento mais humanizado é fator fundamental para atender as gestantes e os novos filhos de Olinda

Publicado por: Secom, em: 15/06/12 às 16:49
Ambientes foram readequados para intensificar humanização com as Gestantes - Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Nesta segunda-feira (18), às 10h, a Prefeitura Municipal de Olinda inaugura a reforma da Maternidade Brites de Albuquerque, localizada na Rodovia PE-15, Km 02, Cidade Tabajara. A nova estrutura física e funcional obedece a RDC 50 ANVISA, sendo adotados parâmetros de conforto para melhor atender pacientes, funcionários e público em geral, em obediência aos preceitos do Programa HumanizaSUS.

A secretária de Saúde de Olinda, Tereza Miranda, enfatiza essa humanização. “Será meta principal do atendimento a paciente, desde a recepção até a alta hospitalar”, destaca a secretária.

Os recursos obtidos para a melhoria da unidade materno infantil foram oriundos do Ministério da Saúde, em parceria com o Governo Estadual e Prefeitura de Olinda. A reforma contempla ambientes, readequações e recuperação da estrutura física existente, inclusive de instalações elétricas, hidráulicas e especiais.

Nessa primeira etapa, a maternidade está totalmente adaptada para um atendimento mais humanizado, sobretudo, com recepção climatizada e informatizada, seis enfermarias amplas para gestantes (24 leitos), sala de recuperação, três salas para partos (duas cesáreos e uma normal), berçário e blocos cirúrgicos.

Vale destacar que os leitos são individualizados, separados um do outro por cortinas. Além disto, um painel eletrônico foi instalado no posto de enfermagem para receber chamada de urgência direta das pacientes internas, identificando qual paciente está necessitando de atendimento.