Obras do Canal do Bultrins/Fragoso recebe visita do prefeito Renildo e sua equipe

Mobilidade e saneamento será o legado da obra que cortará a cidade

Publicado por: adminolinda, em: 16/05/13 às 17:29
A obra reestruturará os três canais e conta com a construção de 11 quilômetros de via para carros e ciclovias. Foto: Jan Ribeiro/Pref. Olinda

Na manhã dessa quinta-feira (16), o prefeito Renildo Calheiros esteve com sua equipe nas obras que estão sendo feitas no Canal do Bultrins/Fragoso e Rio Doce, e que irá mudar por completo a mobilidade na Cidade.

A obra reestruturará os três canais e conta com a construção de 11 quilômetros de via para carros e ciclovias, fazendo a ligação da Perimetral que leva ao Recife, com a Ponte do Janga. Renildo fala que além da mobilidade, um ponto muito importante está ligado ao saneamento nos bairros com a reestruturação dos canais.

O prefeito também falou do principal motivo que atrasa as obras. “Muitas obras como essa demoram por causa da desapropriação de casas, que estão no caminho das vias que estão sendo construídas. Desapropriação é um processo lento, litigioso, porque normalmente as pessoas não querem sair. Porém para fazermos as obras é preciso que essas pessoas sejam indenizadas, e, além disso, que as casas e os muros, sejam recuados, demolidos, para abrir espaço para o canal e para a avenida”, informou.

Nos canais, serão implantadas estruturas de concreto-armado chamadas de Aduelas. São peças que são encaixadas, formando o novo leito do canal, onde a água passará por dentro. Por conta do fluxo de água que cada canal recebe, a largura será diferente: 12 metros nos Bultrins, 35 metros no Fragoso, e 45 no Rio Doce. O Serviço está sendo realizado com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).