Notícias

Olinda amplia esquema de infraestrutura para as prévias carnavalescas

Operação especial de mobilidade, segurança e controle urbano será executada nos fins de semana

Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 23/01/19 às 11:07

A partir deste sábado (26) e domingo (27), a Prefeitura de Olinda vai intensificar, ainda mais, o esquema especial já adotado nas prévias carnavalescas no Sítio Histórico da cidade. A força-tarefa nos fins de semana terá o efetivo dobrado, com a finalidade de oferecer mais tranquilidade e segurança para os foliões, incluindo também os moradores e visitantes. Entre as ações estão reforços nas áreas de mobilidade, controle urbano, limpeza e infraestrutura, seguindo até a chegada oficial da festa.

Serão montados cinco pontos de bloqueio misto, nos principais pontos de concentração e passagens das agremiações. Os locais contarão com equipes da Guarda Municipal, Polícia Militar e agentes do Controle Urbano. Além de fortalecer a segurança, a operação vai coibir a utilização de garrafas de vidro, substituindo os vasilhames por recipientes de plástico. A ação conjunta estará distribuída na Patrulha Móvel, percorrendo também as ladeiras e principais vias. O trabalho será ampliado com o uso da tecnologia, por meio da captação de imagens de alta resolução por drone e câmeras de videomonitoramento.

No segmento do trânsito, o enfoque está na garantia da mobilidade, reforçando a conscientização dos foliões para deixarem o carro em casa e utilizarem o transporte público, evitando a circulação demasiada de veículos pelas vias da Cidade Alta. O número de agentes do município será ampliado e serão instalados dois pontos de bloqueio fixo e cinco móveis, com profissionais motorizados e a pé. As equipes também vão coibir o estacionamento irregular, assim como as demais infrações de trânsito, assegurando a mobilidade.

Também haverá um reforço na iluminação na Praça do Carmo, bastante utilizada como ponto de embarque e desembarque, após o encerramento dos eventos. A Prefeitura de Olinda está executando a poda das árvores para melhorar o monitoramento por câmeras. A frente de serviços inclui, ainda, o reforço na rede de postes na Praça João Alfredo, em frente a igreja de São Pedro; na extensão da Avenida Sigismundo Gonçalves, além do Largo do Amparo. Uma operação de tapa-buracos também segue nos principais logradouros do Sítio Histórico, assegurando o passo de quem vem curtir o frevo.

Cerca de 50 banheiros químicos vão atender os foliões, aos sábados e domingos, estando distribuídos entre os polos da Sé, Carmo, Largo do Varadouro, Ribeira, São Pedro, entre outros, contando com higienização e controle. O esquema de limpeza das vias e o recolhimento do lixo também foi ampliado, com ações antes e depois da passagem dos blocos. Os agentes do Controle Urbano vão fiscalizar o comércio, que deverá ser realizado apenas por pessoas cadastradas e devidamente identificadas por crachás. O trabalho também vai monitorar a obstrução de calçadas e os materiais que estão sendo oferecidos, além de coibir a venda de bebidas alcoólicas para menores.

%d blogueiros gostam disto: