Notícias

Olinda apresenta Operação Inverno em curso na cidade

Mais de 5 mil famílias serão beneficiadas com obras de contenção e drenagem de encostas em 54 setores de risco da cidade

Publicado por: adminolinda, em: 22/04/15 às 18:29

estudo-portall-operação-invernoNesta quarta-feira (23) às 09h a Prefeitura de Olinda apresenta a Operação Inverno em curso na cidade, que beneficia mais de 5 mil famílias que moram em locais de risco na cidade. O encontro com técnicos da Defesa Civil e Secretaria de Obras será na Avenida Pirâmide, no Alto do Sol Nascente, e contará com a presença do prefeito Renildo Calheiros.

A operação é composta por obras de contenção e drenagem de encostas em 54 localidades em Olinda. Os recursos para essas intervenções foram angariados junto ao Ministério das Cidades. Trata-se de dois convênios nos valores de 50 milhões e 19 milhões. Também faz parte da ação de inverno da prefeitura a limpeza de áreas de risco, capinação, poda de árvores e colocação de lona. A equipe do social da Defesa Civil também faz o trabalho de sensibilização da população local para a manutenção da limpeza da área. Cerca de 60 pessoas estão trabalhando no cronograma da limpeza.

Os locais beneficiados no projeto de 50 milhões são: Caixa D´Água, Córrego do Abacaxi, Bonsucesso, Passarinho, Alto da Bondade, Águas Compridas, Sapucaia de Dentro, Alto da Conquista, Alto da Mina, Alto do Monte, Cidade Tabajara, Aguazinha e Guadalupe. Ao todo são dez bairros contemplados e 48 localidades, que beneficiarão 4.323 famílias. Um dos pontos de risco com obra em curso é a Rua General Sampaio, no Córrego do Abacaxi, que está recebendo contenção de encosta, drenagem e escadaria.

As técnicas que serão utilizadas nos projetos são diferenciadas e dependem da situação do relevo e tipo de solo. Técnicas como alvenaria cintada, solo cimento, contenção com pedra rachão são alguns exemplos do que está em curso em Olinda.

Já o convênio de 19 milhões está em execução nos bairros do Alto do Sol Nascente, Águas Compridas e Cidade Tabajara. São 1.450 famílias beneficiadas com as intervenções nessas áreas. As obras de contenção e drenagem, pavimentação de alguns trechos, escadarias, corrimões e acessos estão em curso na avenida Pirâmide (Alto do Sol Nascente), Rua Montevidéo (Alto do Sol Nascente), Rua Córrego do Abacate (Águas Compridas) e Rua Bernardino de Melo (Águas Compridas). Também serão iniciadas obras nas ruas Montana (Cidade Tabajara) e Caracas (Alto do Sol Nascente).

Olinda tem 122 setores de risco, que foram identificados por meio de um mapeamento realizado pela Defesa Civil da cidade. Além da coordenação das obras, o setor realiza colocação de lonas, vistorias técnicas nas áreas de risco, limpeza de canaletas e escadarias, poda de árvores, entre outros serviços. São feitos os cadastros sociais das famílias que moram nessas áreas.

De acordo com os estudos feitos pela Defesa Civil, o local com maior registro de deslizamentos na cidade é o bairro de Águas Compridas, seguido pelo Alto da Bondade, Caixa D´Água, Alto do Sol Nascente, Passarinho e Sapucaia. Há registro também em Rio Doce, Cidade Tabajara, Ouro Preto e Carmo. No mês de março foram colocados mais de 18 mil metros de lona nos morros da cidade.

Para entrar em contato com a Defesa Civil, basta ligar para o número 0800 2812112.

%d blogueiros gostam disto: