Notícias

Olinda Arte em Toda Parte 2010 se volta à formação do público

Oficinas e palestras gratuitas são destaques da 10ª edição do evento, que acontece de 2 a 12 de dezembro, nas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda (PE). Inscrições para as oficinas já estão abertas

Publicado por: adminolinda, em: 01/12/10 às 13:55
Oficina realizada no Olinda Arte em Toda Parte 2006 - Foto: Passarinho/Pref. Olinda

Oficina realizada no Olinda Arte em Toda Parte 2006 - Foto: Passarinho/Pref. Olinda

Vestir árvores, aprender a fazer entalhe em madeira e pintar paisagens históricas ou naturais. Os visitantes que forem este ano ao Olinda Arte em Toda Parte poderão fazer muito mais do que um passeio pelos 77 ateliês abertos nas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda (PE). Oficinas e palestras abertas ao público também vão estar na programação do evento, reforçando o papel de formação da iniciativa em sua décima edição, que acontece entre os dias 2 e 12 de dezembro de 2010.

Ao todo, serão realizadas quatro oficinas no Parque do Carmo, na entrada principal da Cidade. As aulas serão ministradas pelos artistas Tiago Amorim, Joelson, Karina Agra e Antônio Mendes, nos dois finais de semana do Olinda Arte em Toda Parte (4/12, 5/12, 11/12 e 12/12), com inscrições gratuitas. Quem quiser participar pode se inscrever antecipadamente ou na hora, caso ainda haja vagas disponíveis.

Algumas oficinas não pedem inscrições antecipadas. É só chegar e participar. É o caso das aulas que serão ministradas pelos artistas plásticos Joelson Gomes e Karina Agra. O primeiro vai convidar o público, com enfoque nas crianças, a fazer uma ação livre nas árvores do Parque do Carmo, no primeiro fim de semana do evento (4 e 5/12). A oficina se chama Vamos vestir as árvores, na qual os participantes serão convidados a ter uma experiência de intervir artisticamente em árvores vestidas com papel craft.

Já Karina Agra faz uma homenagem a Olinda e aos dez anos do evento com uma oficina de pintura em cartão postal, voltada a todos os públicos a partir dos 6 anos. “Vou ensinar algumas técnicas de pintura e deixar as pessoas livres para se expressarem em cartões postais personalizados”, revela Karina, que irá realizar a oficina no último fim de semana do Olinda Arte em Toda Parte (11 e 12/12).

Os artistas Tiago Amorim e Antônio Mendes, por sua vez, vão fazer o público vivenciar duas formas de expressão artística que se tornaram tradição nas ladeiras de Olinda: o entalhe em madeira e a pintura de paisagem feita ao ar livre. No caso de Tiago Amorim, a oficina contará com a presença de adolescentes do Projeto Alto da Mina (Olinda), que o ajudarão nas aulas como mestres aprendizes. As duas oficinas são gratuitas e disponibilizarão material para os participantes. Mas as vagas são limitadas: 20 pessoas para cada dia. Nos dois casos, é necessário se inscrever antecipadamente (informações detalhadas abaixo).

Com relação às palestras, as datas ainda serão confirmadas. Participarão das falas abertas ao público o curador do evento Raul Córdula e artistas convidados.

Sobre o 10° Olinda Arte em Toda Parte

Com a participação de 77 ateliês e cerca de 240 artistas e artesãos, o Olinda Arte em Toda Parte comemora os seus dez anos em 2010 com uma programação intensa de exposições, oficinas, palestras, apresentações culturais e um roteiro gastronômico temático. Sua 10ª edição presta uma homenagem oportuna às gerações de pais e filhos artistas que transformaram o Sítio Histórico em um celeiro genuíno de criatividade no mundo. Pintores, gravadores, escultores, desenhistas, entalhadores que, diante de tantos adjetivos que cabem em Olinda, fazem dela uma Cidade de Artista, com todas as letras maiúsculas. O evento acontece nas ladeiras de Olinda (PE), entre os dias 2 e 12 de dezembro. O acesso é gratuito.

O Olinda Arte em Toda Parte é uma realização da Prefeitura Municipal de Olinda, por meio da Secretaria de Patrimônio e Cultura, com patrocínio da Empetur e do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lei de Incentivo à Cultura – Brasil, um País de Todos. Conta ainda com o apoio da Gráfica Santa Marta, vinhos Rio Sol e Ateliê Produtora.

Oficinas oferecidas no 10° Olinda Arte em Toda Parte

Oficina de transformações (entalhe)

Produção de entalhes em madeira, seguindo a tradição dos artistas de Olinda. Será apresentado um panorama histórico e introduzida uma série de técnicas nesse sentido. Durante os quatro dias da oficina, o artista abordará diferentes aspectos da criação de entalhe, passando pela familiarização com o equipamento, pelas cores e técnicas até chegar à xilogravura, marca de nossa cultura.

Oficineiro: Tiago Amorim
Dias: 4/12, 5/12, 11/12 e 12/12 (sábados e domingos)
Horário: das 14 às 17 horas
Local: Parque do Carmo (entrada principal do Sítio Histórico de Olinda/PE, no Carmo)
Vagas: 20 pessoas, com idade a partir de 12 anos
Inscrições antecipadas: Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda (Sepac), nos dias úteis, das 9h às 12h.
Informações: 3439-1988 (falar com Junia ou Eric)

Oficina de pintura de paisagem

A proposta é trabalhar as noções básicas de desenho e pintura (com tinta acrílica) na especificidade da paisagem. Cada participante estará munido de tela, cavalete, pincéis e tintas. O encontro será na Praça da Preguiça, local que oferece várias opções de composição de tela para os participantes. As obras serão iniciadas e finalizadas em um só dia (o mesmo da aula).

Oficineiro: Antônio Mendes
Dias: 4/12, 5/12, 11/12 e 12/12 (sábados e domingos)
Horário: das 15 às 17 horas
Local: Parque do Carmo/Praça da Preguiça (entrada principal do Sítio Histórico de Olinda/PE, no Carmo)
Vagas: 20 pessoas, artistas iniciantes e pessoas interessadas em ter um primeiro contato com a pintura de paisagem, com idade a partir dos 16 anos. É necessário ter conhecimentos mínimos de técnicas de pintura.
Inscrições antecipadas: enviar email para Antônio Mendes (antoniobmendes@uol.com.br), com currículo artístico e uma carta de intenção.

Vamos vestir as árvores

O artista Joelson irá “vestir” as árvores com papel craft para serem pintadas por crianças, adolescentes e adultos no último fim de semana do Olinda Arte em Toda Parte. A intenção é despertar o interesse pela ecologia e pela arte, em um processo gestual com resultados imediatos. Durante as aulas, será enfatizado o uso de material simples e de baixo valor.

Oficineiro: Joelson Gomes
Dias: 4/12 e 5/12 (sábado e domingo)
Horários: das 14 às 18 horas
Local: Parque do Carmo (entrada principal do Sítio Histórico de Olinda/PE, no Carmo)
Vagas e inscrições: a oficina é aberta ao público de toda idade, sem restrições, e os interessados podem chegar e viver a experiência proposta por Joelson.

Uma homenagem a Olinda (pintura em cartão postal)

Destinada ao público infantil, a oficina tem por objetivo a experimentação plástica através da pintura de cartões postais que homenageiem a cidade de Olinda e os 10 anos do Olinda Arte em Toda Parte. Através de registros fotográficos de Olinda e de diferentes técnicas de pintura, o público ficará livre para se expressar, produzindo “cartões postais” personalizados. O material para oficina será disponibilizado gratuitamente.

Oficineira: Karina Agra
Dias: 11/12 e 12/12 (sábado e domingo)
Horários: das 14 às 18 horas
Local: Praça do Carmo (entrada principal do Sítio Histórico de Olinda/PE, no Carmo)
Vagas e inscrições: a oficina é aberta ao público, com enfoque em crianças a partir de 6 anos. Não precisa se inscrever. É só chegar e participar.

Serviço

10° Olinda Arte em Toda Parte
Quando: De 2 a 12 de dezembro de 2010
Onde: Nas ladeiras do sítio histórico de Olinda, em Pernambuco, Brasil. Acesso gratuito.
Site oficial: olindaarteemtodaparte.com.br

Saiba mais

%d blogueiros gostam disto: