Olinda avança no diagnóstico de doença falciforme

Aquisição de equipamento dá autonomia ao município para todos os exames serem realizados no Laboratório Municipal de Saúde Pública de Olinda

Publicado por: adminolinda, em: 13/09/11 às 13:10
Saúde de Olinda realiza exame para diagnosticar doença falciforme - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Um passo importante foi dado em Olinda. A Secretaria de Saúde, através da Coordenação da População Negra/Programa de Doença Falciforme de Olinda, adquiriu um equipamento para realização de exames para diagnosticar pacientes com doença falciforme. O lançamento do serviço será nesta quinta-feira (15), das 10h às 12h, no Laboratório Municipal de Saúde Pública do município, situado na rodovia PE-15, km-11, Cidade Tabajara.

O exame, antes feito no Laboratório Municipal do Recife, passou desde 2011 a ser realizado no Laboratório Municipal de Olinda. Após a aquisição do equipamento, Olinda adquiriu autonomia para a realização dos exames. O diagnóstico é feito a partir de coleta de material (sangue) na população em geral, nos postos de coleta da rede de saúde de Olinda.

O Programa de Doença Falciforme de Olinda é fruto da parceria com a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Falciformes e outras Hemoglobinas (doenças do sangue) do Ministério da Saúde.

A coordenadora da Saúde População Negra de Olinda/Doença Falciforme, Conceição Silva, destaca a importância do serviço. “A aquisição do equipamento está dentro das políticas publicas da Coordenação, bem como a consolidação do Programa possibilita não só o acesso pela população aos serviços especializados”, pontuou, acrescentando que é preciso desenvolver uma produção de pesquisa científica para identificar as variantes da hemoglobina.

O evento contará com a presença da secretária de Saúde de Olinda, representantes do Ministério da Saúde, Hemope, do Laboratório Municipal de Saúde Pública do Recife, Grupo de Trabalho de Saúde da População Negra, e representantes do Comitê Técnico de Doença Falciforme do Estado, além de outras personalidades ligadas ao Programa.

Doença Falciforme: É uma doença hereditária, ou seja, as pessoas já nascem com ela. É o resultado de uma modificação genética do gene (DNA) que, no lugar de produzir o pigmento chamado hemoglobina (Hb) A, dentro dos glóbulos vermelhos ou hemácias, produz outro denominado S (HbS).

Assim, a doença falciforme é a denominação usada para caracterizar uma doença causada pela presença de HbS nos glóbulos vermelhos de um indivíduo. Se uma pessoa recebe um gene do pai e outro da mãe, que produzem a hemoglobina SS, causador da Anemia Falciforme, que é um tipo de Doença Falciforme, o tipo homozigoto (HbSS).

Os principais sintomas são causados por crises dolorosas, principalmente em ossos, músculos e articulações, inchaço na região dos punhos e tornozelos, por anemia crônica, causada pela destruição dos glóbulos vermelhos. E também icterícia, quando o paciente apresenta cor amarelada nos olhos.

As pessoas com diagnóstico confirmado de doença falciforme devem ser cadastradas em serviço de referência, hemocentros ou hospitais públicos, e acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, de acordo com protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.