Notícias

Olinda bate meta do Ministério da Saúde de casas inspecionadas contra as arboviroses

Havia cinco anos que o município não alcançava o índice de 80%

Publicado por: Redação da Secom, em: 23/07/19 às 15:39

O município de Olinda bateu a meta de imóveis vistoriados contra as arboviroses. O percentual foi de 80% – índice preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). Havia cinco anos que a cidade não conseguia alcançar esse patamar. Mas com a realização de diversas ações, através da participação de 151 Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e supervisores, a atual gestão vistoriou 157.110 residências entre maio e junho passados. A cidade conta com 196.278 imóveis.

A expansão dos números tem relação também com a qualidade do trabalho na prevenção à proliferação do Aedes aegypti. Além disso, as iniciativas de orientação à população, a identificação de possíveis focos do mosquito e aplicação de larvicidas colaboraram para oferecer musculatura aos índices de cobertura.

“O indicador de 80% de imóveis visitados por ciclo (ciclo bimensal e seis ao ano) possibilita momentos de educação em saúde à população para prevenção às arboviroses, o reconhecimento de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e atuação específica com aplicação de larvicida. O impacto é indiscutível na melhoria do controle da dengue, zika vírus e chikungunya no município, bem como na participação popular junto com a equipe de saúde nas estratégias de enfrentamento ao agravo”, destacou a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Zelma Pessôa.

Ainda de acordo com ela, alcançar a meta estabelecida pelo (MS) demonstra a eficácia da frente de ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde. Zelma Pessôa reforça que as equipes manterão o esforço contínuo junto com a população, além das parcerias com outras secretarias da Prefeitura, na execução de estratégias de enfrentamento às arboviroses.

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: